Poehma por aí: Ilhéus/BA
Muito além do cenário paradisíaco das praias de orla límpida e águas cristalinas, o destino do Poehma por aí desse mês é um verdadeiro encanto da literatura nacional. Prepare as malas e embarque conosco para uma viagem histórica em Ilhéus!
Carinhosamente chamada de “Princesinha do Sul”, a bucólica cidade a beira-mar na Bahia habita o coração dos viajantes brasileiros há décadas. Porém, antes de desbravarmos os encantos dessa cidade, vamos viajar um pouco pela história da região, que define, e muito, as atrações que você e sua família poderão curtir na cidade. Preparados?
História de Ilhéus
Apesar do mar esplendoroso, o primeiro grande atrativo de Ilhéus não foram suas praias, mas sim o cacau.
Pioneira na produção do fruto, o destino chegou a ser considerado a Capital Mundial do Cacau. O terreno fértil atraiu inúmeros interessados, os famosos Coronéis do Cacau. Estes passaram a investir na cidade, principalmente em sua infraestrutura. O retorno foi mais que generoso e vários conquistaram grandes fortunas dessa forma.
Tudo mudou quando uma praga se alastrou pelas árvores de cacau, causando uma queda brusca na produção. Entretanto, o que poderia representar o declínio da cidade, ajudou a dar destaque a outros atrativos do local.
Neste período, o fluxo de pessoas por lá era grande. Entre os transeuntes, havia um que iria imortalizar Ilhéus através da literatura: Jorge Amado.
O autor se apaixonou pelo destino e sua beleza. Tanto que utilizou a cidade como cenário para obras como “Gabriela, cravo e canela” e “Terras do sem fim”.
A partir daí o boca a boca tomou conta e cada vez mais pessoas queriam conhecer os encantos da Princesinha do Sul e, assim, Ilhéus se transformou no destino espetacular que é hoje.
O que fazer em Ilhéus?
Apesar da rica história e da literatura, as verdadeiras estrelas de Ilhéus são suas praias, que contam com dezenas de opções e alternativas para todos os gostos. Também pudera, com a maior extensão litorânea da Bahia (são mais de 100 quilômetros), praia é o que não falta por aqui.
Por este motivo, o litoral de Ilhéus é dividido em três partes:
> Praias do norte: Com cenário praticamente intocado pelo homem, essas são as praias mais tranquilas, perfeitas para quem deseja apenas descansar. Por outro lado, infraestrutura como quiosques e restaurantes são raros por aqui.
> Praias centrais: Localizadas no coração da cidade, essas praias oferecem execelente qualidade de infraestrutura, por outro lado são as mais movimentadas, principalmente durante feriados e alta temporada.
> Praias do sul: Unindo uma estrutura de qualidade com cenários belíssimos, as praias do sul também atraem muitos turistas. O porém aqui é o mar agitado. Enquanto esse fator pode ser um empecilho para famílias, faz o local ser bastate procurado por atletas e surfistas.
Agora que você sabe mais sobre a divisão de praias de Ilhéus, vamos conhecer algumas delas?
Praia do sul – Região Sul
A Praia do Sul é uma das favoritas dos visitantes e moradores. Os motivos são diversos: a beleza estonteante do local, a excelente infraestrutura, o mar convidativo e as piscinas naturais, perfeitas para relaxar.
A facilidade de acesso também é outro elemento que faz desta uma das favoritas (e parada obrigatória) no roteiro de quem vem até Ilhéus pela primeira vez.
Praia dos Milionários – Região norte
A famosa beleza de milhões. Aqui você encontrará uma ampla faixa de areia branca, completa com um mar de águas esmeraldas além de uma excelente infraestrutura. O nome do local (um tanto curioso), é, na verdade, uma homenagem aos coronéis do cacau, responsáveis por colorar Ilhéus no mapa.
Praia do Pé da Serra – Região norte
Com águas calmas e uma longa faixa de areia, a Praia do Pé da Serra é um verdadeiro paraíso para quem busca descansar e relaxar ouvindo o barulho do mar.
Por ser na região norte, entretanto, o local não conta com muitas opções de quiosques, sendo necessária uma breve caminhada para garantir aquele aperitivo a beira-mar.
Praia de São Miguel – Região central
Localizada junto a uma bucólica vila de pescadores de mesmo nome, a Praia de São Miguel fica na região central da cidade, dispondo de uma excelente infra-estrutura. Por aqui você encontra calçadão, mar tranquilo e grande variedade de quiosques e restaurantes.
A praia é separada da cidade por um grande paredão de pedra, que garante mais segurança para as famílias, principalmente aquelas com crianças pequenas.
Praia do Pontal – Região central
A Praia do Pontal tem uma particularidade que a diferencia das demais orlas centrais da cidade. Ela fica junto a foz dos rios que formam a Bacia de Ilhéus.
Sendo assim, aqui é possível aproveitar tanto o mar quanto as águas doces. Para os amantes de esportes aquáticos, este é o local ideal, pois é o ponto de partida do Campeonato Mundial de Triátlon.
Claro que a excelente infraestrutura complementa a experiência, com ampla variedade de quiosques e restaurantes que servem desde aperitivos até refeições completas.
Centro Histórico de Ilhéus
Como mencionamos, Ilhéus é um destino repleto de história, seja através da ascensão e queda dos Coronéis do Cacau, ou pelas palavras de Jorge Amado.
Muitas dessas lembranças estão bem preservadas até hoje e são verdadeiras atrações turísticas do destino. Selecionamos algumas que precisam estar em seu roteiro durante a visita à cidade. Confira:
Teatro Municipal de Ilhéus
Finalizado em 1930, o Teatro Municipal de Ilhéus é uma lembrança viva da história da cidade.
A fachada, reformada ao longo dos anos, preserva todo o encanto e charmes originais do projeto. Ela é a porta de entrada para uma casa que sediou grandes eventos de Ilhéus e que funciona até hoje, recebendo peças teatrais, shows musicais e exposições artísticas.
Catedral São Sebastião
É difícil caminhar pelo centro histórico sem reparar da imponente Catedral São Sebastião. Finalizada em 1967, o espaço é um marco de fé no coração da cidade.
A fachada abriga detalhes em estilo neoclássico, como vitrais artísticos, por exemplo. Entretanto, é o seu interior que guarda o verdadeiro encanto do local, com grandes colunas, amplo espaço e decoração em tons de branco e dourado.
Bar Vesúvio
Entrando na vertente literária de Ilhéus, nossa primeira parada é no Bar Vesúvio. Inaugurado em 1919, o local foi imortalizado nas páginas de “Gabriela, cravo e canela”, sendo mais um ponto imperdível para aproveitar em Ilhéus.
Atualmente, o Bar Vesúvio funciona como um restaurante completo, servindo almoço, jantar, aperitivos, drinks e cafés. Aproveite a oportunidade e reserve um espaço na agenda para degustar os sabores históricos do local.
Cabaré Bataclan
Seguindo a lista de locais imortalizados por Jorge Amado, nossa próxima parada é o Cabaré Bataclan.
Inaugurado em 1920, o local abriu as portas operando como cabaré e cassino, atendendo aos coronéis do cacau. Com o passar do tempo e, principalmente com a fama adquirida ao figurar nas histórias do autor, o local se transformou em um café museu.
A entrada é paga e permite degustar do cardápio do local, além de visitar o quarto de Maria Machadão, montado como a época onde a personagem viveu por ali.
Lagoa encantada
A natureza de Ilhéus não se resume apenas as suas esplendorosas praias. A Lagoa Encantada é uma gigantesca área de preservação ambiental com cerca de 6 quilômetros de extensão.
O cenário natural conta com uma infraestrutura de qualidade, dispondo de vilarejo, restaurantes, trilhas, cachoeiras e até piscinas naturais próprias para banho.
Onde ficar em Ilhéus?
Está na expectativa para iniciar sua própria história em Ilhéus?
Então é bom escolher uma acomodação de qualidade para você e sua família aproveitarem dias inesquecíveis por aqui.
A nossa sugestão é o Cana Brava All Inclusive Resort!
Com mais de 70 mil m² de frente para o mar, o estabelecimento conta com uma estrutura de ponta para todo mundo aproveitar ao máximo a estadia.
Por lá, você e sua família encontrarão piscinas, lago, quadras esportivas, sauna, salão de jogos, espaço kids, circuito de aventura com arvorismo, tirolesa, escalada entre outros.
Além disso, o resort funciona no sistema all inclusive, dispondo de 3 restaurantes e 6 bares para você escolher. Em outras palavras, no Cana Brava você não precisa se preocupar com nada além de aproveitar suas férias com a qualidade e o alto padrão que você e sua família merecem.
Todos que forem proprietários do Poehma Lago Negro podem aproveitar essa experiência com condições especiais graças a associação com a RCI. A maior intercambiadora de férias conta com o Cana Brava e mais de 4000 mil empreendimentos espalhados pelo globo para você aproveitar.
Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e saiba como ativar o seu cadastro!
Ainda não possui o seu Poehma Lago Negro em Gramado? Então clique aqui para saber mais sobre a multipropriedade, um modelo de férias inspirado pela economia colaborativa que está revolucionando os momentos de lazer entre as famílias.
Um abraço e até a nossa próxima viagem no Poehma por aí!