Poehma por aí: Teresópolis/RJ
Ao pensar no estado carioca como destino turístico, a primeira imagem que vem a mente são as praias tropicais da capital e as animadas rodas de samba. Entretanto, não muito longe desse litoral, há uma cidade tranquila, repleta belezas naturais e aconchego. Assim é Teresópolis, o destino desta edição do Poehma por aí.
Com cenários únicos que parecem tirados de um conto de fadas, estrutura turística de alto padrão e uma verdadeira infinidade gastronômica, Teresópolis está conquistando um espaço mais que merecido na lista de melhores destinos brasileiros.
Contrariando a expectativa natural de que o estado carioca é apenas para quem gosta de calor, aqui você encontrará temperaturas amenas e até mesmo geladas durante o inverno. Para encarar os números baixos do termômetro, a pedida é se aquecer com a farta gastronomia local. Se o sol dar as caras, então prepare um tênis confortável e explore a exuberante natureza e história local.
Há muito para fazer em Terê, como a cidade é chamada carinhosamente, e nós do Poehma selecionamos algumas atrações imperdíveis para colocar em seu roteiro.
O que fazer em Teresópolis?
Mirante do Soberbo
Logo na entrada da cidade, o Mirante do Soberbo é a primeira parada de praticamente todos que chegam em Têre.
É aqui que você encontra um dos principais cartões postais da cidade: o cenário montanhoso formado pelos picos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. São eles: o Dedo de Deus, Dedinho de Nossa Senhora e o Escalandravo.
Com uma vista espetacular dessas, o local se transformou em um point bastante disputado, principalmente durante a temporada e finais de semana. O local conta com algumas barraquinhas oferecendo lanches, bebidas e lembranças da região.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
No coração da cidade, o PARNASO (sigla do parque), é uma das principais atrações de Teresópolis.
Fundado em 1939, o local tem mais de 20 mil de hectares, abrangendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim, contando com a maior rede de trilhas do país, com mais de 200 Km de extensão.
Por lá, a natureza é o principal atrativo. São diversos caminhos que levam a um número ainda maior de encantos naturais, com os mais variados níveis de dificuldade, incluindo a trilha suspensa, acessível a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Um passeio onde todos podem aproveitar as belezas locais da melhor forma possível.
Atrações no PARNASO
Quem deseja se refrescar durante um dia quente, a pedida é curtir o Poço Dois Irmãos, uma piscina natural com águas cristalinas rodeada pela vegetação local. Outra alternativa é o Poço do Castelo, bem menos disputado que a opção anterior, mas não menos encantador.
Os aventureiros de plantão tem um programa incrível com a Trilha Cartão Postal, a principal do parque. São cerca de 2,5 Km de extensão, percorridos em cerca de 1 hora. Com um desnível de 300 metros, o caminho é considerado de intensidade média. A recompensa é uma visão única do principal cartão postal de Teresópolis: o Escalavrado, o Morro de Santo Antônio e o Dedo de Deus.
Não podemos deixar de mencionar que é no PARNASO que fica o ponto de partida da que é considerada a trilha mais bonita do Brasil: a Travessia Petrópolis – Teresópolis. Com cerca de 30 Km de extensão, ela dura três dias e é necessário ter preparo físico, assim como o acompanhamento de um guia. Ao longo do caminho estão cachoeiras, mirantes e cenários inesquecíveis.
No site oficial do parque você encontra todos os detalhes das atrações citadas aqui, assim como das demais atividades oferecidas no local.
Igreja Santo Antônio de Paquequer
Vamos até o centro da cidade para curtir as próximas atrações de Teresópolis. Nossa primeira parada é na Igreja de Santo Antônio de Paquequer.
A construção encantadora é praticamente o berço da cidade. O motivo disso é que o pequeno vilarejo começou a tomar forma ao redor da construção. Em 1880, com a antiga igreja em estado precário, foi iniciada a obra do prédio como conhecemos hoje.
No coração da cidade, vale muito a pena passar aqui para conferir esse pedacinho de história.
Viva Itália
Aproveitando a visita à Igreja Santo Antonio de Paquequer, estendemos o passeio para o complexo turístico Viva Itália!
O espaço recria um charmoso vilarejo italiano, com jardins, fontes e simpáticas casas de pedra.
Entretanto, nenhuma visita a Itália estaria completa sem a farta gastronomia tipica e, por aqui, você vai comer muito bem.
No local há um típico restaurante italiano, uma gelateria e um empório com produtos nacionais e importados. Perfeito para levar uma lembrancinha deliciosa para casa.
Feira do Alto
Como estamos falando de compras, não podemos deixar de mencionar a Feirinha do Alto. Este é o paraíso para quem não resiste a um souvenir da viagem. São centenas de barraquinhas com uma infinidade de produtos. Itens que vão desde ímãs, camisetas e artesanato, até móveis e bijuterias.
Se bater a fome, o espaço também conta com uma praça de alimentação que oferece principalmente lanches rápidos e bebidas geladas para descansar depois do passeio pelo local.
Cervejarias
Além da natureza, outro atrativo de Teresópolis são suas cervejarias. A produção de cerveja artesanal por aqui é um destaque nacional, tanto que colocaram a cidade na Rota Cervejeira do Rio de Janeiro.
Se você é amante da bebida, pode atualizar o roteiro com algumas das cervejarias locais.
A dica do Poema é a Vila St. Gallen, da Teresópolis. O espaço recria um típico vilarejo alemão, com construções em enxaimel, igreja, fontes e uma irresistível trattoria, que serve queijos e massas.
Não deixe de embarcar no beer tour para conhecer mais sobre o processo de produção da bebida e, é claro, degustar as variadas bebidas produzidas por aqui.
Granja Comary
É claro que uma das maiores paixões nacionais não ficaria de fora do nosso roteiro por Teresópolis.
É lá que você encontra o centro de treinamento da CBF, além de cinco campos de futebol. Entretanto, mesmo quem não gosta do esporte aproveita e muito esse passeio.
A área verde com mais de 150 mil m² tem um lago artificial com vista para os picos da Serra dos Órgãos, proporcionando um cenário único para fotos.
A visita ao local é gratuita e, quando não há treinos, é possível conhecer os campos de treino da seleção.
Parc Magique
Vai visitar Teresópolis com crianças? Então você precisa conhecer o Parc Magique.
Este é um parque temático medieval coberto, com mais de 15 brinquedos diferentes para os pequenos curtirem.
Entre as opções há alternativas tradicionais, como roda gigante, mega cama elástica com 120 metros quadrados e barco viking, assim como opções tecnológicas, como duas salas de realidade virtual com mais de 90 opções de jogos interativos.
O melhor de tudo é que o Parc Magique fica dentro do Resort Le Canton, considerado o mais luxuoso de Teresópolis, estabelecimento que proprietários do Poehma podem aproveitar com preços especiais graças a RCI!
Le Canton
O Le Canton é um dos principais nomes quando o assunto é hospitalidade em Teresópolis. Com alto padrão e um visual inesquecível, o resort está localizado entre os vales da região, com acomodações que remetem a vilarejos nas montanhas.
Esta é uma excelente escolha para quem deseja aproveitar férias inesquecíveis com a família. O local oferece dezenas de programas diferentes, que vão desde o Parc Magique, passando por arena de paintball, quadras esportivas, mini golfe, fazendinha, passeios de pônei e piscinas climatizadas.
O Le Canton é mais um empreendimento que faz parte do intercâmbio de férias da RCI, permitindo que proprietários do Poehma Lago Negro utilizem seu certificado de férias para curtir uma semana incrível por aqui.
Gostou de conhecer Teresópolis conosco?
Então fique de olho em nossas redes sociais e em nossa página para acompanhar todas as nossas dicas do Poehma Por aí!
Um abraço e até a próxima viagem!