Poehma por aí: Salvador/BA

Escrito por: Escritor
Categoria: Poehma por Aí RCI
Pelourinho

Neste mês, vamos te levar em uma viagem paradisíaca e cultural pelos encantos de umas das cidades mais antigas do Brasil. Prepare a roupa de banho e a câmera para fazer registros inesquecíveis com o Poehma por aí em Salvador!

 

Muito procurada por seu litoral exuberante, a ampla gama de passeios históricos e a riqueza gastronômica, Salvador é um destino que já surpreende seus visitantes a muito, muito tempo.

Isso por que esta foi a primeira cidade fundada pelos portugueses no Brasil. História que começou em 1501, no Dia de Todos os Santos, quando os portugueses estabeleceram aqui o padrão de posse da terra. Com o tempo, formou-se um povoado com europeus e índios da região.

O crescimento chamou a atenção do reino que, em 1549 enviou Thomé de Sousa para fundar a primeira cidade, e consequentemente, capital brasileira

Com cinco séculos de história, Salvador adquiriu um acervo cultural impressionante. Das ruas coloridas do Pelourinho, cenários de alguns hits mundiais da música pop, até o sabor apimentado dos acarajés, a cidade é considerada a mais brasileira do nosso país. 

Inclusive sendo procurada por muitos estrangeiros que desejam aproveitar um pouco dessa energia e alegria que só nós, os brasileiros, podemos proporcionar. 

Entretanto, isso é apenas um gostinho de tudo que há para fazer na capital baiana. Banhada pelo esplendoroso mar nordestino, o destino reserva dezenas de praias para toda a família aproveitar, além de uma estrutura de resorts completa para curtirem momentos únicos por aqui.

Tudo pronto para embarcar conosco nessa viagem?

Está começando o Poehma por aí: Salvador!

 

Passeios culturais em Salvador

 

São quase 500 anos de história, que fazem Salvador ser considerada a Capital Cultural do Brasil. 

Fica fácil entender o motivo ao saber que a cidade conta com o maior número de igrejas seculares das Américas, com a maioria tendo sido fundada entre os séculos XVI e XVII

Além disso, há os sobrados coloniais, as ruas coloridas do Pelourinho, o icônico Elevador Lacerda e a rica cultura do candomblé e sabores como o acarajé, o dendê, o leito de coco, entre inúmeros outros.

Fica fácil entender por que muito consideram Salvador como a cidade mais brasileira do Brasil. 

Entre tantos atrativos, selecionamos alguns que você precisa aproveitar durante a sua visita ao destino, confira:

 

Pelourinho

Casas coloridas e ruas de pedra, o Pelô (como é popularmente conhecido na cidade) é um verdadeiro museu a céu aberto, onde é possível apreciar os encantos arquitetônico de estilo barroco do período colonial através de suas igrejas e prédios. Entretanto, é pela energia de quem passa por ali que o Pelourinho ganha vida. 

Dezenas de bares e restaurantes conquistam os visitantes pelo paladar, tanto de dia quanto a noite, quando podem desfrutar de refeições inesquecíveis, aproveitando a atmosfera única do local, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985.

Predios coloridos no pelourinho com pessoas na rua, salvador bahia
Ruas coloridas, cheias de felicidade e boas energias!

Elevador Lacerda

Cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda é um ícone do destino.

Operando desde 1863, ele é responsável pela conexão entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta, sendo um dos principais acessos usados pelos visitantes para chegar ao pelourinho. 

A estrutura passou por uma restauração em 2002, desde então a viagem na estrutura de 73 metros de altura leva, em média, vinte e dois segundos. Estima-se que cerca de 750 mil pessoas passem por aqui anualmente, em sua grande maioria visitantes, já que este é um dos principais acessos ao Pelourinho. 

Elevador Lacerda com a praia de fundo e vários barcos
Eis o primeiro elevador urbano do mundo!

Farol da Barra

Nossa próxima parada é em outro cartão postal baiano. O Farol da Barra foi erguido em 1698 no Forte de Santo Antônio da Barra (considerada a construção militar mais antiga do Brasil, datando de 1534).

A icônica estrutura com listras pretas e brancas chama a atenção de quem passa pelo local. Este cenário pode ser aproveitado tanto da Praia do Farol, como através do passeio por dentro do Forte, podendo subir na torre com 22 metros de altura e apreciar uma vista panorâmica da região. 

Ainda no Forte de Santo Antônio está o Museu Náutico da Bahia, que expõe instrumentos de navegação, itens militares e peças arqueológicas que mostram aos visitantes uma parte da história de Salvador e sua importância para a formação do Brasil.

Farol da Barra em Salvador Bahia
História e cenários paradisíacos se encontram em Salvador.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Ao procurar por igrejas em Salvador você certamente vai acabar encontrando a Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Erguida em 1772, ela é a mais famosa de Salvador devido a sua fachada revestida com azulejos portugueses do século XIX e o interior ricamente decorado em estilo neoclássico

Entretanto, os mais religiosos já devem ter associado este nome a outra tradição bem brasileira: as coloridas fitas do Senhor do Bonfim. Foi aqui que essa tradição nasceu, tendo seus primeiros registros por volta de 1809

Foi neste período que o tesoureiro da Devoção de Nosso Senhor do Bonfim teve a ideia de confeccionar a fita bordada, com a medida de 47 centímetros.  Esta é a distância entre a ponta dos dedos do braço direito até o coração da estátua de Jesus Cristo, exposta no altar da igreja. 

A ideia deu tão certo que hoje a igreja é tomada com as fitas coloridas, que fazem parte da decoração local. 

Fitas coloridas amarradas na grade da igreja Senhor do Bom Fim
A tradição das coloridas fitas tomou conta do Brasil.

Curiosidade do Poehma

Além de cada cor tem seu próprio significado (Branco para paz, verde para vigor, vermelho representa amor e assim sucessivamente), as fitas do Senhor do Bonfim também são utilizadas para fazer pedidos

Inclusive, há um ritual para realizar a prática, olha só:


– Dar duas voltas com fita no pulso;

– Fazer três nós;

– A cada nó, fazer um pedido.

 

Após isso, a fita deve se desgastar naturalmente e, quando isso acontecer, os desejos serão realizados. 

Pode-se comprar a fita, mas dizem que quando ela é recebida como um presente, os pedidos terão mais força para se concretizarem.

 

Mercado Modelo 

Parada obrigatória para quem deseja fazer umas comprinhas, o Mercado Modelo é o principal e maior espaço comercial para exibição e comércio do artesanato regional

A estrutura foi construída em 1861 e abriga dezenas de artesãos que vendem o seu trabalho.

Em frente ao local, há um espaço dedicado para apresentações de capoeira e exposição de rendas

O Mercado Modelo tem um impacto enorme para a cultura baiana, tanto que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN). 

 

Praias de Salvador

 

Além das atrações culturais, o litoral baiano vai te surpreender com encantos de cair o queixo. Pegue o protetor solar e venha conhecer elas conosco! 

 

Praia da Barra

Uma das mais famosas do destino, a Praia da Barra reúne todos os elementos que marcam as belezas e o clima descontraído do mar baiano. 

Também conhecida como Porto da Barra, ela é uma das mais movimentadas do destino. Com vista para o Farol, aqui os viajantes aproveitam um mar calmo de águas quentes e infraestrutura completa para curtir um dia de sol, com dezenas de ambulantes, barraquinhas e restaurantes que oferecem bebidas e petiscos para os veranistas.

 

Praia de Itapuã

 

Ícone cultural baiano imortalizada nos versos de Caetano Veloso e Vinícius de Moraes, a Praia de Itapuã é motivo de orgulho para os fortalezenses. 

A orla é circulada por pedras, que emolduram o mar de águas claras. Em terra firme, os coqueiros completam o cenário. 

A experiência fica completa durante a maré baixa, quando se formam piscinas naturais, que toda a família pode aproveitar. 

Palmeiras e bandeiras com o mar no fundo
Imagina curtir suas férias neste cenário!

 

Praia do Flamengo

Localizada a cerca de 30 Km do centro de Salvador, a viagem até a praia do flamengo é recompensado com uma orla de águas mornas e com alegria contagiante.

A estrutura por aqui é excelente, com barraquinhas e restaurantes que servem um cardápio completo de petiscos e sabores regionais. 

Distante dos pontos mais badalados da capital, a Praia do Flamengo é perfeita para quem busca por sossego e tranquilidade, sem abrir mão do conforto. 

 

Praia do Buraquinho

Com seu nome peculiar, a Praia do Buraquinho é uma das pérolas escondidas de Salvador. Localizada na cidade de Lauro Freitas, a cerca de 30 Km da capital, esta é uma orla de água doce, com praias sem ondas e uma excelente infraestrutura que toda a família pode aproveitar. 

Aqueles que não abrem mão do mar também curtem o local, pois, enquanto de um lado a praia é banhada pelas águas do rio Joanes, em outras partes da orla os visitantes aproveitam as águas salgadas do oceano

 

A gastronomia de Salvador

É praticamente impossível fazer um Poehma por aí sem falar da gastronomia de Salvador. Reconhecida internacionalmente, a cozinha baiana se destaca por seus sabores picantes, temperos fortes e toques cítricos.

Para quem deseja saborear o tradicional acarajé, a dica é dar um pulinho no Acarajé da Cira. Considerado o mais famoso da cidade (e o melhor segundo várias pessoas que passaram por aqui). O bolinho de feijão é preparado a mais de 30 anos pela baiana, que serve essa iguaria na Praia de Itapuã.

Porém, se a pedida é curtir a animada vida noturna com a inconfundível alegria baiana, nossa dica é passar no bairro do Rio Vermelho. Aqui há ampla gama de opções gastronômicas e de bares para curtir na companhia de pessoas especiais, com direito a petiscos regionais e música ao vivo. 

Inclusive, são nas ruas do Rio Vermelho que é realizada a tradicional Festa de Iemanjá que, claro, é acompanhada de muita folia durante e após o evento.

Baiana oferecendo um acarajé
O tradicional acarajé é um dos sabores mais reconhecidos, e apreciados, da Bahia.

Celebrações de fé e alegria

 

Salvador não seria a cidade mais brasileira sem a típica alegria que é marca registrada do nosso país. O destino é mundialmente conhecido pelas suas celebrações, atraindo centenas de milhares de pessoas para a cidade, todos os anos.

Uma dessas atrações populares são as Festas de Largo, este nome vem do costume das praças, também conhecidas por largos, serem o ponto de encontro dos moradores em dias de santos e orixás.

A virada de ano é outra festa muito procurada, que por aqui se estende além da meia-noite. Na manhã seguinte ao show de fogos, a procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes abre os festejos, que se prolongam pelo restante do dia.

Outra tradição é a famosa Lavagem do Bonfim. Ela acontece sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis (6 de janeiro), reunindo os seguidores do catolicismo, da umbanda e do candomblé. Juntos, eles partem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e caminham 8 km até a Igreja Senhor do Bonfim.

As celebrações de início de ano continuam em 2 de fevereiro, quando há a Festa de Iemanjá na Praia do Rio Vermelho. A orla fica lotada de fiéis com presentes, oferendas, agradecimentos e pedidos para a Rainha do Mar.

Claro que não poderia faltar o animado Carnaval de Salvador. A grande estrela da festa aqui são os trios elétricos que levam os animados grupos de axé e artistas como Ivete Sangalo, Cláudia Leite, além das clássicas apresentações do Olodum, que acontecem nas ruas do Pelourinho.

O final de ano também chega com celebrações religiosas para os fiéis. No dia 4 de dezembro é a data de Santa Bárbara (Iansã, no candomblé), ser reverenciada na praça em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, quando fiéis vestidos de branco e vermelho saúdam a orixá e dançam ao som de grupos locais. 

Logo depois, no dia 8, é a vez de Nossa Senhora da Conceição da Praia receber os agradecimentos e celebrações que acontecem na escadaria de sua igreja, na Cidade Baixa. 

Com exceção de algumas festas privadas durante o carnaval, os eventos citados aqui são gratuitos e (quase sempre) lotados, proporcionando aquela energia única de Salvador. 

 

Onde ficar em Salvador?

Foto da piscina do Gran Hotel Stella Maris, Salvador Bahia
O Gran Hotel Stella Maris tem tudo que você precisa para viver momentos inesquecíveis com sua família em Salvador.

Com tanto lugar para aproveitar em Salvador, ter um espaço para descansar dos passeios é essencial. Nesse momento, os proprietários do Poehma contam com mais uma vantagem. Com a associação com a RCI, uma das maiores intercambiadoras de férias do mercado, você pode aproveitar seu certificado de férias para usufruir de empreendimentos como o Gran Hotel Stella Maris!

A menos de 10 Km de distância do Aeroporto Internacional de Salvador, o empreendimento está localizado de frente para o mar, dispondo de uma infraestrutura completa para que toda a família possa aproveitar ao máximo todos os momentos da viagem.

Com 334 apartamentos, o local dispõe de serviço de quarto 24 horas, academia, internet gratuita em todo o hotel, piscina, serviço de baby copa 24h e até mesmo um centro de beleza e estética, o Spettacolare Coiffeur. 

Se você é proprietário do Poehma e ainda não ativou o seu cadastro RCI, entre em contato com a nossa equipe e saiba como aproveitar este benefício do seu empreendimento.

Deu vontade de garantir sua casa de férias na Serra Gaúcha enquanto aproveita de vantagens especiais para conhecer mais de 100 destinos ao redor do globo? Então clique aqui e conheça mais sobre o Poehma Lago Negro e os benefícios da multipropriedade.

 

Nos vemos em nossa próxima viagem!

Escritor

Deixe um comentário

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.