Poehma por aí: Porto de Galinhas/PE

Escrito por: Escritor
Categoria: Poehma por Aí RCI

É na pacata Ipojuca, a cerca de 60 quilômetros de Recife, em Pernambuco, que uma praia foi gradualmente chamando a atenção com o seu charme. Através do boca a boca, Porto de Galinhas acabou conquistando um espaço no coração de todos que passavam por ali. 

Hoje é a vez de você descobrir todas as belezas deste, que é um dos destinos mais famosos do nosso país! 

Prepare as malas e embarque conosco em nosso Poehma por aí em Porto de Galinhas!

Porto-de-Galinhas
O letreiro colorido de Porto de Galinhas é parada obrigatória para fotos no destino.

Por que visitar Porto de Galinhas?

Antes de começar a falar os motivos que consagram Porto de Galinhas como um dos queridinhos do turismo nacional, precisamos esclarecer um mal-entendido que acontece por aqui…

Porto de Galinhas é, na verdade, o nome da praia central de Ipojuca, cidade de Pernambuco. 

Além da famosa orla, o município também reserva surpresas como a gigantesca piscina natural de Muro Alto e Maracaípe, que possui aquele que é considerado o pôr do sol mais bonito do estado.

Isso é apenas uma prévia de tudo que a cidade pode proporcionar, pois apesar da orla espetacular (digna de cinema), foram as piscinas naturais as grandes responsáveis por popularizar a região.

Outro fator que faz Porto de Galinhas ser uma das queridinhas do turismo brasileiro é a sua localização excelente. Ipojuca está apenas algumas horas de distância de destinos como Olinda, Maragogi e São Miguel dos Milagres. Proporcionando a oportunidade perfeita para expandir sua viagem e descobrir novos encantos brasileiros. 

Isso sem mencionar a infraestrutura completa, com resorts que proprietários do Poehma aproveitam com condições especiais. Logo mais contamos como.

Ainda está na dúvida se vale a pena conhecer Porto de Galinhas? Então confira mais detalhes desse destino. 

 

Praia de Porto de Galinhas

A Praia de Porto de Galinhas é o ponto central, e a primeira parada da grande maioria dos visitantes.

A ampla orla é acompanhada por um mar de águas cristalinas e calmas. Ao longo de sua extensão, os visitantes desfrutam de uma excelente infraestrutura com dezenas de restaurantes e bares que levam a alegria até o anoitecer.

Este também é o ponto de partida para os passeios de jangadas até as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa.

Essa atividade é praticamente obrigatória no roteiro de qualquer um que visite Porto de Galinhas. A água que fica represada nas barreiras de corais cria um espaço tranquilo, onde é possível praticar mergulhos e relaxar, enquanto aprecia o encanto da vida marinha local através da infinidade de cores dos peixes que vivem por lá.

Em terra firme, não deixe de fazer seu registro ao lado do icônico letreiro de Porto de Galinhas.

 

Praia do Muro Alto

Sabe aquelas praias perfeitas para relaxar? Assim é Muro Alto. 

Protegida por uma gigantesca barreira de corais (que dá nome ao local), a orla é uma gigantesca piscina natural, praticamente sem ondas.

Aliado a isso, está o fato da profundidade. Enquanto próxima à praia a água rasa é perfeita para as crianças se divertirem, mar adentro as águas chegam a 10 metros de profundidade. Isso faz com que o local seja bastante procurado por quem está aprendendo, ou praticando esportes aquáticos

Além disso, o local ainda conta com atividades como passeios de jangadas, snorkeling, caiaque e stand up. 

Com excelente infraestrutura, o local pode ficar bastante movimentado, principalmente nos finais de semana, feriados e período de férias escolares. Entretanto, isso não chega a ser um problema para aqueles que procuram por sossego. A grande extensão da praia permite encontrar sempre um local mais tranquilo para aproveitar um dia de sol por aqui.

praia-de-muro-alto
Muro Alto tem um visual impressionante, não é mesmo?

Maracaípe

Maracaípe é uma pérola de Porto de Galinhas. 

O motivo disso é a simpática vila, que fica no meio de um gigantesco coqueiral a beira-mar. O cenário único é perfeito para aproveitar um dia na orla, podendo se perder por entre as ruas da vila, descobrindo os encantos do artesanato local e os sabores daquela comida caseira feita com carinho e afeto. 

Para quem for relaxar a beira-mar, fica o aviso, apesar da beleza, o mar nessa região é um dos mais agitados de Porto de Galinhas. Se por um lado isso requer mais atenção, principalmente com as crianças, por outro ponto faz com que este local seja bastante procurado por surfistas. 

No pontal de Maracaípe é possível ter uma vista completa da enseada, pois é aqui que a água do mar se encontra com um manguezal, onde é possível fazer passeios de jangada, mergulho e curtir o cenário.

Esta é uma parada obrigatória para quem deseja registrar nas fotos, e na memória, um dos espetáculos naturais mais bonitos do Brasil: o pôr do sol de Maracaípe, considerado pelos visitantes um dos mais bonitos do país. 

 

Como explorar Porto de Galinhas

Com a natureza exuberante, existem vários passeios únicos que te levam para aproveitar todos os encantos de Porto de Galinhas. Selecionamos alguns que você precisa aproveitar durante a sua visita:

 

Passeio de buggy ponta a ponta

Este é um dos passeios mais tradicionais e presença garantida no roteiro de muitos que visitam o destino. 

Oferecido por várias agências, esta aventura passa pelas principais praias e até mesmo alguns destinos fora do convencional. Todos os detalhes dessa jornada são agendados com o guia na hora da contratação.

Normalmente, essa aventura por entre coqueirais e praias tem capacidade para até quatro pessoas. No caminho estão locais como Muro Alto, Cupe, o centro de Porto de Galinhas e Maracaípe, onde geralmente o passeio termina.

E em alguns desses locais, como a praia do centro e Maracaípe, onde é possível embarcar no próximo passeio da nossa lista…

Passeio-de-buggy
O passeio de buggy ponta-a-ponta é mais uma atração imperdível de Porto de Galinhas.

Passeio de Jangada

Levando os visitantes mar a dentro, as jangadas são a melhor opção para quem deseja curtir todo o encanto das piscinas naturais da região. 

Partindo da Praia de Porto de Galinhas, ou Maracaípe, os jangadeiros levam os visitantes até a barreira de corais onde, durante a maré baixa, se formam as piscinas naturais. Estes são espaços onde é possível ver de pertinho a vida marinha da região.

Apesar de ser muito procurado pelos visitantes, o que poucos sabem é que as jangadas não são a única forma de chegar até este atrativo. 

A prefeitura de Ipojuca fornece, gratuitamente, uma caminhada até as piscinas naturais, quando a maré está baixa. A aventura é acompanhada pelo guia da cidade e tem vagas limitadas, sendo necessário chegar com antecedência e pegar senha. 

Outro detalhe é que este passeio não acontece durante feriados e na alta temporada. 

 

Expandindo o Passeio

Já conhecendo os atrativos de Porto de Galinhas, chego o momento de, digamos… expandir os horizontes!

Ipojuca tem uma localização excelente, pertinho de outros grandes destinos que merecem sua atenção. Confira as dicas que selecionamos para você:

Praia de Carneiros

Considerada a praia mais bonita do Brasil, Carneiros conquista um cantinho especial no coração de todos que passam pelo destino. 

Esse paraíso está a cerca de 55 quilômetros de distância de Porto de Galinhas, cerca de uma hora de viagem

Aqui você encontrará o cenário de águas cristalinas, areia branca e a inesquecível Capela de São Benedito, a simpática igrejinha branca e verde a beira-mar, cercada de palmeiras, erguida no século XVIII.

Vale estender um pouco mais o passeio e  explorar as belezas da cidade de Tamandaré, que abriga Carneiros. É aqui o ponto de partida do passeio até a Área de Proteção Ambiental (APA), na Costa dos Corais. Uma oportunidade única de conhecer as belezas da região e aprender mais sobre a preservação da natureza e medidas que estão sendo tomadas para proteger essas maravilhas para as gerações futuras. 

Igreja-da-Praia-dos-Carneiros
Capela de São Benedito (ou Igrejinha de Carneiros), construída a beira-mar, onde os visitantes fazem fila para tirar fotos.

Maragogi

 

Através da simplicidade, Maragogi sabe como surpreender seus visitantes. A simpática vila de pescadores mantém o seu clima bucólico, que convida a esquecer os problemas e aproveitar para viver inteiramente cada momento.

A pequena cidade está localizada a cerca de 80 quilômetros de Porto de Galinhas, viagem que leva, em média, 1h40, dependendo do movimento das estradas.

O grande destaque aqui são os bancos de areia e piscinas naturais que surgem durante a maré baixa, quando as águas recuam e você pode “adentrar” no mar caminhando.

 

Recife e Olinda

 

Indo para o norte, outra “expansão” de Porto de Galinhas é o passeio histórico pelas ruas centenárias de Recife e Olinda.

Em cerca de 1h30 você percorre os 63 quilômetros que separam Ipojuca da capital. Inclusive, há empresas que oferecem esse passeio, assim você pode aproveitar sem preocupações.

O city tour é a oportunidade perfeita para conhecer os principais atrativos das duas cidades. O roteiro pode mudar dependendo a contratante, mas todos passam pelos pontos principais como o Marco Zero, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Casa da Cultura e as icônicas Ladeiras de Olinda.

Bonecos-de-Olinda
A arte e cultura e Olinda já são um símbolo da tradição brasileira.

Onde se hospedar em Porto de Galinhas

Com tantos atrativos, ter um local para descansar e, por que não, aproveitar ainda mais a viagem por Porto de Galinhas é fundamental. 

Se você acompanha a nossa série Poehma por aí a mais tempo, deve saber que os proprietários do Poema Lago Negro curtem centenas de destinos com condições especiais. Graças a RCI. Porto de Galinha é um deles! 

No destino, os associados da RCI podem aproveitar preços especiais para curtir o Enotel Porto de Galinhas, o maior resort de Pernambuco.

Funcionando no sistema All Inclusive, o empreendimento oferece tudo que você precisa para focar no que realmente importa: aproveitar momentos inesquecíveis com sua família.

Na estrutura do empreendimento você desfrutará do parque aquático, spa, piscina, quadras esportivas, pista de cooper, mini golf, apresentações musicais e muito mais!

Além disso, o resort conta com uma programação diária com equipe dedicada para atender todas as faixas etárias, com atividades durante todo o dia.

Isso que ainda nem falamos dos apartamentos. Amplos e confortáveis, todas as acomodações contam com varanda privativa, estrutura de qualidade e capacidade para até quatro pessoas. 

Já imaginou viver férias assim? 

Enotel-Porto-de-Galinhas
Já imaginou ter o Enotel de Porto de Galinhas como o cenário das suas próximas férias?

 

Se você já é proprietário do Poema Lago Negro, clique aqui e saiba como ativar o seu cadastro RCI para aproveitar este ou qualquer outra das centenas de opções disponíveis. 

Caso ainda não seja proprietário do Poehma Lago Negro, clique aqui para conhecer mais sobre a multipropriedade e seus benefícios para você e sua família.

Um abraço, e até a nossa próxima viagem!

Escritor

Deixe um comentário

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.