Poehma por aí: Mata de São João
Plural e singular, Mata de São João é uma verdadeira pérola do turismo nacional! Este pequeno paraíso tropical, no litoral norte da Bahia encanta os visitantes e surpreendente quem ainda não o conhece. Por isso hoje, o Poehma por aí vai te levar para descobrir os charmes, a história e as surpresas de Mata de São João!
Localizada na Costa dos Coqueiros, o cenário que você encontra por aqui é típico dos filmes de Hollywood: mar azul, areia branca, a sombra das palmeias. Visual completado com o aconchego de um povo acolhedor, resultando em um destino simplesmente apaixonante.
Reconhecido através das belezas de suas praias combinadas com a natureza exuberante e a hospitalidade de seu povo, Mata de São João está apenas 56 km de Salvador.
Ao longo de seus 28 km de litoral e reservas naturais, é possível acompanhar uma grande variedade de paisagens. Visuais que vão da simplicidade de vilas de pescadores até o requinte e sofisticação de grandes resorts internacionais. A verdadeira mistura do Brasil com o mundo.
É aqui que está um dos polos turísticos mais conhecidos do país: a Costa do Sauípe, além do único castelo medieval das Américas, o Castelo de Garcia d’Ávila, na Praia do Forte.
Deu para perceber que tem muita coisa para aproveitar aqui, não é mesmo?
Porém, antes de embarcarmos nesse destino, vamos fazer uma viagem no tempo, para entender como surgiu Mata de São João e alguns atrativos que encantam até hoje.
Prepare as malas, está começando mais um Poehma por aí!
História de Mata de São João
Foi em 1549, enquanto o processo de colonização se espalhava pelo Brasil, que Garcia d’Ávila e a comitiva Tomé de Souza partiram com uma missão: encontrar um ponto estratégico para proteger a costa de Salvador.
Foi com esse objetivo em mente que eles encontraram o local que seria a Praia do Forte.
A vista privilegiada do mar era perfeita para acompanhar a chegada de navios e, assim, em 1951, era iniciada a construção do Castelo Garcia d’Ávilla. O prédio só seria concluído em 1624.
Porém, ao longo dos anos, os trabalhadores e demais pessoas envolvidas no projeto começaram a estabelecer uma vila nos redores do castelo. As belezas naturais e o trabalho foram atraindo cada vez interessados e a região começou a crescer. Assim, em 1846 nascia o município de Mata de São João.
Porém, não foi preciso muito para perceber o potencial da região e suas belezas. Dessa forma, quando acabou a necessidade da cidade operar como ponto estratégico, os moradores se voltaram para o mar e seus encantos, conquistando o coração dos visitantes.
A fama do destino foi aumentando, assim como a estrutura para atender o público e, hoje, Mata de São João se consagra como um dos principais destinos do Brasil.
Atrações em Mata de São João
Costa do Sauipe
Sem dúvidas, a Costa do Sauípe é o atrativo mais conhecido de Mata de São João (às vezes é mais falado que a própria cidade).
Esta é uma praia que abriga um gigantesco complexo turístico-hoteleiro, incluindo estadias de luxo (que os proprietários do Poehma Lago Negro aproveitam com benefícios exclusivos, logo mais nós explicamos como).
Entretanto, o verdadeiro atrativo é a orla espetacular, com um mar por vezes tranquilo, e ora agitado. São três pequenas praias para aproveitar aqui.
A primeira é a Praia Tranquila, conhecida por suas piscinas naturais que se formam na maré baixa. Já a Praia da Oca é bastante procurada por surfistas devido as suas ondas excelentes para a prática do esporte. A terceira é a Praia Selvagem, cujo nome diz tudo. Aqui o mar é muito agitado, mesmo assim é procurado por aqueles que desejam colocar o bronzeado em dia, devido a ampla faixa de areia da orla.
Praia do Forte
Como já falamos aqui, a Praia do Forte foi o berço de Mata de São João.
A antiga vila de pescadores deu espaço para uma praia moderna, com toda a estrutura que você precisa para aproveitar ao máximo cada segundo por aqui.
O cenário atual é o resultado de um processo de urbanização detalhado, que busca atualizar o espaço, respeitando a tradição e história do local.
Com 12 km de orla paradisíaca, aqui você encontrará uma estrutura completa, com tendas e restaurantes para curtir o cenário enquanto desfruta da gastronomia baiana.
Também é na Praia do Forte que você encontra a sede nacional do Projeto Tamar, onde é possível acompanhar o dia a dia na preservação da vida marinha, enquanto aprende mais sobre a rica natureza brasileira. Um ótimo passeio para fazer com os pequenos.
E claro, o ponto que deu início a tudo isso, as ruínas do Castelo Garcia D’Avilla é outra parada obrigatória. Uma viagem ao passado, para conhecer mais sobre a história da região e do Brasil.
Imbassaí
Outra das grandes praias de Mata de São João, Imbassaí é ponto confirmado no roteiro de muitos que passam por aqui.
A areia fofa e mais escura, quase laranja, proporciona um visual único graças ao contraste com o mar cristalino.
Imbassaí é uma relíquia de antes da colonização. O próprio nome da praia vem do tupi, que significa “caminho do rio”. A nomenclatura surgiu devido ao rio que passa pelo local, em paralelo à orla, separado da praia por dunas.
Este elemento natural resulta na possibilidade de curtir um banho no oceano ou nas águas doces do rio. Abrindo um leque gigante de possibilidades de atrativos, seja um passeio de jangada no mar ou uma aventura de caiaque no rio.
Complementando a experiência, as barracas a beira-mar oferecem um cardápio completo, com frutos-do-mar, lanches e bebidas.
Sem dúvidas, Imbassaí é um cenário de beleza rara.
Projeto Tamar
Em 1982 chegava em Mata de São João um dos projetos de proteção ambiental mais importante *e famoso), do Brasil: o Projeto Tamar.
O espaço com cerca de 10 mil m² está localizado na Praia do Forte, sendo uma excelente opção de passeio, principalmente para as famílias com crianças. No local, é possível conhecer mais da fauna brasileira, ver ao vivo cinco espécies de tartarugas brasileiras e conhecer mais sobre a biodiversidade e a riqueza histórica da região.
O espaço é um dos atrativos favoritos do destino, recebendo mais de 600 mil visitas anualmente.
Confira mais informações no site oficial!
Castelo Garcia D’Ávilla
Sendo o único castelo medieval das Américas, as ruínas do Castelo Garcia D’Àvilla são um atrativo imperdível em Mata de São João.
O prédio é a maior edificação portuguesa em terras brasileiras, tendo sido concluída em 1624.
Os principais atrativos aqui são explorar os encantos da Capela de Nossa Senhora da Conceição, caminhar nas passarelas ladeadas por coqueiros, e o próprio caminho para chegar até esta atração.
O castelo está localizado na Praia do Forte, ao final da estrada Linha Verde, porém existem outras duas alternativas mais emocionantes para chegar até lá. A primeira é através das trilhas que passam pela Reserva Ecológica da Sapiranga, consideradas de fácil acesso.
A alternativa é para os atletas. O Bike Tour é um passeio de bicicleta de 4 km, acompanhado por guias locais em grupos de até cinco pessoas. Também há a opção de passeios em bugs e quadriciclos motorizados, conforme a disponibilidade.
Confira o site oficial da fundação responsável pelo local.
Alameda do Sol
A Alameda do Sol é o coração de Mata de São João. Com dezenas de lojinhas, o espaço conquista pelo seu charme.
Aqui é o lugar para aproveitar e garantir aquela lembrancinha para levar para casa. As lojas vão desde produtos de artesanato até marcas de grife e certamente você vai encontrar presentes para toda a família ou aquela decoração que faltava na sua sala.
O diferencial do local é que nas simpáticas ruas da vila não circulam carros, com o intuito de preservar o local e o clima de vilarejo, onde não há pressa para aproveitar.
Também é aqui que se encontra a icônica Capela de São Francisco de Assis, um dos principais cartões postais do destino.
E se bater a fome, basta procurar pelas barraquinhas de comida e restaurantes com um cardápio recheado de sabores brasileiros. São pratos como os beijus, acarajé, massas e até mesmo comida asiática.
Parque Natural Municipal da Restinga do Norte
Mata de São João também é um destino para se reconectar a natureza.
O Parque Natural Municipal da Restinga do Norte, ou Parque Klaus Peters, como é conhecido por aqui, é a primeira unidade de Conservação e Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia.
Aqui, há mais de 180 espécie de aves. Um paraíso para os apaixonados por estes animais.
Porém, isso é só o início do passeio. Nos 254 hectares ocupados pelo parque você ainda encontra orquídeas ameaçadas de extinção, dunas, lagoas, trilhas e uma completa imersão na natureza local.
Você pode conferir todos os detalhes na página oficial do parque.
Onde ficar em Mata de São João
A estadia é um dos elementos principais em uma viagem. Ter um local para descansar e recarregar as energias é essencial para curtir ao máximo Mata de São João. Por este motivo, separamos algumas dicas para você aproveitar na cidade. Veja só:
Grand Palladium Imbassai Resort & Spa
De frente para o mar e com uma estrutura de alto padrão, o Grand Palladium Imbassai Resort & Resort, conta com o pacote completo para toda a família aproveitar.
A combinação das instalações modernas com a paisagem paradisíaca da Praia do Forte é o cenário perfeito para férias inesquecíveis.
No pacote está incluso piscinas cristalinas, mergulho, tênis, sessões de zumba, spa, piscina adulto (que oferem coquetéis), piscinas kids com atividades recreacionais, e mais!
Além disso, o complexo ainda conta com três restaurantes dedicados: o Bahia & Brasa (cozinha brasileira), o Portofino (cozinha mediterrânea) e o Sumptuori (cozinha japonesa com uma seleção completa de sushi). Também há dez bares espalhados pelo espaço, tanto nas piscinas, como a beira-mar.
Sauipe Resorts
Já na Costa do Sauipe, nossa sugestão é mergulhar de cabeça nos atrativos do Sauipe Resorts.
O que não falta aqui é diversão.
Piscinas ao ar livre, bar molhado, bares e restaurantes espalhados pelo complexo vão ocupar boa parte do seu roteiro.
Se você curte arte, na Vila Nova Praia, por exemplo, poderá apreciar apresentações de músicas ao vivo no Coreto e acompanhar shows variados no circo da Vila. Também é possível aproveitar a oportunidade para aprender um novo hobby, como acontece nas oficinas de fotografia.
Isso que ainda nem falamos dos quartos, equipados com ar condicionado, varandas, banheiras ou chuveiros e, é claro, muito conforto.
Tem atrativos até para os pequenos no Sauípe Kids Club, um clube repleto de atividades para as crianças se divertirem, sempre acompanhadas de instrutores qualificados.
Se você gostou das nossas dicas já deve saber que proprietários do Poehma Lago Negro tem a sua disposição os serviços da RCI, a maior intercambiadora de férias do mundo, não é mesmo?
Com ela você aproveita destinos como Mata de São João e mais de 100 outras opções ao redor do globo, com benefícios especiais.
Entre em contato para saber como ativar o seu cadastro e comece a viajar agora mesmo!
Aqui você descobre mais sobre a RCI e seus serviços.
Não deixe de conferir também os artigos anteriores do Poehma por aí.