Poehma por aí: Guarapari/ES
Com um litoral tão diverso quanto os sabores da gastronomia local, nosso destino do Poehma por Aí desse mês sabe muito bem como conquistar seus visitantes. Separe as melhores roupas de banho e o protetor solar, nossa viagem por Guarapari começa agora.
Em um daqueles raros casos onde o estilo de vida moderno das grandes cidades conseguiu se mesclar perfeitamente ao ambiente pacato e tranquilo das vilas de pescadores nordestinas, Guarapari reserva cenários surpreendentes a pouco mais de 1 hora de distância de Vitória, no Espírito Santo.
Ao todo, são 52 praias espalhadas pelo município, que oferecem opções tanto para quem busca por agito e diversão, como alternativas sossegadas e praticamente intocadas. Uma viagem que proporcionará a você e sua família férias inesquecíveis.
Como surgiu Guarapari?
Assim como boa parte das cidades na região, Guarapari foi fundada durante o período colonial, em 1569 pelo Padre José de Anchieta, durante as missões jesuítas, que tinham como intuito catequizar os índios da região.
O próprio nome do destino é uma homenagem aos primeiros moradores do local. “Guará” é o nome dado a uma ave de plumagem vermelha da região, “pari” era o instrumento utilizado para a caça do animal.
Entretanto, com o passar dos anos, os encantos de Guarapari foram conquistando corações e contos de suas belezas foram repassadas de boca em boca. Logo, a cidade foi ganhando destaque no cenário turístico nacional, consagrando-se hoje como o principal destino para viagens de lazer no Espírito Santo.
Guarapari e a saúde
“Cidade Saúde” é um dos títulos que Guarapari ostenta, não apenas no Brasil, mas em escala mundial.
O motivo para isso são as areias monazíticas presentes em algumas praias do destino. Estes minérios contam com uma alta concentração de minerais pesados. Combinação que proporciona efeitos terapêuticos, com potencial de amenizar dores e prevenir doenças.
Ao todo são 4 tipos de areias monazíticas que podem ser encontrados na cidade: Ilmenita (preta), Granada (vermelha), Zirconita (cinza) e a Monazita (amarela).
O que fazer em Guarapari?
Claro que este não seria um Poehma por Aí sem dicas dos atrativos deste destino. Confira!
Praia da Areia Preta
Localizada na região central da cidade, a Praia da Areia Preta é uma das mais famosas do destino. Seu principal atrativo está na orla com grande concentração de ilmenita, conhecida por auxiliar no tratamento de artrite e reumatismo.
O mar aqui também encanta, com águas claras que proporcionam um contraste único e inesquecível.
Também é aqui que está o tradicional letreiro de Guarapari. Não perca a oportunidade de fazer algumas fotos!
Dica do Poehma: Aproveite para ter uma visão panorâmica deste cenário subindo no Mirante do Ipiranga. Lá de cima também é possível visualizar a Praia do Riacho, outro cenário incrível!
Praia das Castanheiras
Disputando o posto de uma das melhores orlas de Guarapari com a Praia da Areia Preta, a Praia das Castanheiras é uma das mais movimentadas do destino.
As árvores que dão nome ao local projetam suas sombras na orla que, com a excelente infraestrutura, faz deste um passeio perfeito para toda a família aproveitar.
No mar de águas calmas e tranquilas é possível descobrir várias piscinas naturais, perfeitas para aproveitar uma tarde de sol.
Praia dos Namorados
Repleta de histórias apaixonadas, a Praia dos Namorados é outra que chama a atenção de quem visita Guarapari. Com uma faixa de areia de 75 metros, as lendas contam que este era o local escolhido pelos casais para passar as noites de lua cheia.
Até hoje, apaixonados visitam o local como promessa de amor.
Enseada Azul
Ao sul da cidade, a Enseada Azul reserva paisagens de tirar o fôlego, em um ambiente tranquilo e praticamente intocado pelo homem. Perfeito para quem deseja curtir longe dos atrativos mais badalados.
É nesta região que você encontrará as praias de Guaibura, Peracanga e a próxima dica da nossa lista…
Bacutia
Em formato de meia-lua, Bacutia é um dos atrativos mais procurados na região sul de Guarapari.
A excelente infraestrutura aliada as águas tranquilas, sombreadas por coqueiros, garantem atrativos para toda a família aproveitar aqui.
Vale fazer uma caminhada pelo calçadão, conferindo os sabores locais nos quiosques e curtindo o cenário.
Outra dica é prolongar o passeio até a nossa próxima parada…
Praia dos Padres
A Praia dos Padres é um daqueles cenários praticamente intocados pelo homem. Este refúgio natural com cerca de 120 metros de orla é acessado somente por duas trilhas, uma saindo da Rua Onze e a outra partindo de Bacutia.
A orla é protegida pela sombra das castanheiras e delimitadas pelos costões, que proporcionam um mar calmo.O cenário paradisíaco não possui infraestrutura, entretanto é de fácil acesso e certamente vale a visita.
Praia de Meaipe
A simpática vila de pescadores situada ao sul de Guarapari reserva belezas naturais surpreendentes.
As águas em tons de esmeralda, com pequenas ondas e a orla protegida pelas sombras das castanheiras proporcionam um convite irresistível para passar um dia curtindo os encantos do litoral.
Tamanha é a beleza do local que ela já foi considerada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.
Todavia, os atrativos de Meaipe não se resumem apenas a praia…
Há dezenas de barraquinhas e restaurantes que oferecem uma ampla variedade de pratos e sabores para todos os gostos.
O que nos leva ao próximo atrativo de Guarapari:
Gastronomia de Guarapari
Carregada com temperos locais combinada com frutos-do-mar frescos, a culinária de Guarapari é uma atração a parte que merece ser apreciada.
O principal prato da região é a moqueca capixaba. Inclusive, dizem que a melhor moqueca do Brasil está aqui.
Entre as casas mais famosas do destino está o Restaurante Gaeta. O restaurante preparou releituras deliciosas desse prato como, por exemplo, a moqueca vegetariana feita com banana, criada para atender aos indianos que vieram morar na cidade.
Além do prato tradicional, no destino você também encontra refeições como cocadas, torta de coco, peixes, a icônica torta capixaba, entre outros.
Onde Ficar em Guarapari
Com tantos atrativos, é preciso ter uma excelente estadia para recarregar as energias antes de encarar um novo dia de passeios.
É neste momento que os proprietários do Poehma Lago Negro podem contar com a RCI para aproveitar férias inesquecíveis.
Uma das maiores intercambiadoras de férias do mundo conta com diversas opções para os associados aproveitarem com preços especiais.
O Flamboyant Hotel & Convention é uma dessas alternativas.
Com localização nobre, o local era uma fazenda, expandida e completamente reformulada para oferecer a melhor experiência de hospedagem para os hóspedes.
Entre os serviços oferecidos pelo Flamboyant estão arvorismo, passeios de caiaque e pedalinhos, arco e flecha, brinquedoteca, fazendinha, academia, recreação infantil, quadras esportivas, tirolesa e, é claro, piscinas aquecidas.
Os quartos também impressionam, oferecendo toda a estrutura que a família precisa, com wi-fi gratuito, tv a cabo, ar condicionado e muito conforto!
Conheça mais detalhes sobre o Flamboyant clicando aqui.
A melhor parte é que proprietários do Poehma Lago Negro, podem ser associados da RCI, aproveitando todos esses atrativos ao lado daqueles que ama com benefícios especiais.
Podendo escolher as próximas férias em mais de 100 países ao redor do mundo.
Entre em contato com a nossa central de atendimento para saber como ativar o seu cadastro RCI.
Conheça mais detalhes sobre a RCI.
Se você ainda não é proprietário do Poehma Lago Negro, essa é a oportunidade de garantir um imóvel de férias em Gramado, ao lado do Lago Negro, com todos os benefícios de um hotel boutique, pagando menos do que imagina.
Aproveite ao máximo sua viagem e os momentos especiais ao lado daqueles que ama.
Nos vemos no próximo Poehma por Aí!
Boa tarde! Estamos na expectativa de que tenhamos feito uma bela escolha.