Poehma por aí: Florianópolis/SC
Com cenários tão belos, que chegam a ser considerados místicos, a irresistível Ilha da Magia é o nosso destino para esse mês. Prepare a mala e embarque conosco no Poehma por aí: Florianópolis!
A capital catarinense é especial. Não estamos falando isso devido as suas dezenas de praias incríveis, as ruínas que abrigam séculos de história, a gastronomia que é uma atração a parte ou a charmosa arquitetura açoriana preservada com carinho e cuidado.
Florianópolis tem uma particularidade que a destaca das demais capitais brasileiras: quase todo seu território, 97,23% para ser exato, está sobre a Ilha de Santa Catarina.
Sendo assim, a cidade é literalmente banhada pelo mar de todos os lados. Em outras palavras, são dezenas de praias e cenários esperando por você!
Porém, antes de explorar esses encantos, vamos responder a uma das principais perguntas a respeito dessa cidade…
Afinal, por que Florianópolis é chamada de Ilha da Magia?
Oficialmente, os açorianos (primeiros moradores da ilha), chegaram lá em janeiro de 1748. Entretanto, após algumas semanas vivendo no local, começaram a surgir os boatos de que eles não seriam os primeiros a passarem por ali…
Com objetos desaparecendo e barulhos estranhos em locais que deveriam estar vazios, estes acreditavam estarem dividindo a ilha com bruxas, que por sua vez, teriam sido atraídas ao local devido as suas belezas e praias estonteantes.
Há quem diga que as bruxas ainda estão por lá, vivendo entre os humanos e pregando peças nos pescadores. O fato é que essa lenda se popularizou e, dessa forma, surgiu a tão famosa Ilha da Magia.
O que fazer (e conhecer) em Florianópolis?
Com encantos praticamente infinitos e séculos de história, Florianópolis se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A facilidade de acesso e a excelente infraestrutura de hotéis e resorts garantem férias inesquecíveis para todos que desejam conhecer as belezas desse lugar.
Para te ajudar nessa viagem, selecionamos algumas dicas do que fazer por aqui, confira!
Ponte Hercílio Luz
Dando as boas-vindas para os mais de 2 milhões de visitantes que a cidade recebe anualmente, está a Ponte Hercílio Luz.
Com 821 metros de extensão, ela é a maior ponte suspensa do Brasil e uma das principais entradas da ilha. Erguida em 1926, ela acabou ficando fechada durante 30 anos, mas foi reinaugurada em 2020.
A dica é aproveitar um final de semana para visitar o local, já que nessas datas o trânsito de veículos é interrompido e você pode caminhar tranquilamente por ali, aproveitando para fazer registros inesquecíveis em um dos principais cartões postais de Floripa.
Praia dos Ingleses
A Praia dos Ingleses é uma das orlas mais procuradas na Ilha da Magia. Com 5 quilômetros de extensão, ela é parada certa no roteiro de quem procura por diversão e uma excelente estrutura para curtir um dia a beira-mar.
Os aventureiros de plantão podem se aventurar na trilha que conecta a Praia dos Ingleses com a Praia Brava. Com pouco mais de 1 quilômetro de extensão, este caminho leva a uma orla praticamente deserta, só esperando por você.
Outra dica aqui é ir bem cedo, para apreciar o nascer do sol, considerado um dos mais bonitos da ilha.
Jurerê Internacional
Pertinho dali, ainda na zona norte da ilha, você vai encontrar a badalada “Miami Brasileira”. Jurerê Internacional é o “point” das festas mais agitadas do destino, abrigando algumas das maiores casas de eventos do estado. Locais que recebem show de grandes artistas, como Anitta e Alok.
É claro que a fama do local não vem apenas de suas festas. Jurerê conta com uma orla belíssima, com praia de águas calmas e uma estrutura completa para atender a toda família a beira-mar.
Uma curiosidade sobre este local é que o bairro foi projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, na década de 50. Seu propósito era criar uma praia sustentável e aberta a todos, com avenidas largas e espaços arborizados.
Praia da Armação e Praia do Matadeiro
Nossa próxima parada é no sul da ilha, em duas praias “irmãs”: Armação e Matadeiro.
Elas estão lado a lado, separadas por uma trilha de fácil acesso.
Enquanto em Armação há uma boa estrutura de restaurantes para atender os visitantes, Matadeiro é praticamente intocada pelo homem. Com a vegetação contornando a orla, esta praia oferece um visual inesquecível para quem passa por ali.
Outro atrativo deste local é o Pontal das Campanhas, uma extensão da ilha que divide as duas praias. A trilha para chegar até lá é de fácil acesso, e começa em uma ponte de madeira, localizada em Armação. No topo do Pontal é possível ter uma visão panorâmica de todo o entorno.
Centro de Florianópolis
Procurando um roteiro diferente? Então o centro de Florianópolis é a escolha perfeita para você!
O roteiro por aqui começa na Praça XV de Novembro, local de grande importância histórica para o destino, já que aqui foi fundada a cidade em 1673. Também é aqui que está a figueira centenária, inspiração para uns dos principais times de futebol do estado, o Figueirense.
Logo ao lado da praça está a icônica Catedral Metropolitana de Santa Catarina, construída em 1908. Perto dali está o Palácio Cruz e Sousa. O cenário instagramável abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, um excelente programa para quem deseja conhecer mais sobre a história da cidade.
Praia do Santinho
Com areias claras, horizonte marcado pela vegetação e um dos resorts mais famosos do país, a Praia do Santinho é mais uma excelente alternativa de passeio em Florianópolis.
O grande atrativo aqui é o Resort Costão do Santinho, que dispõe de uma estrutura completa para atender toda a família.
Entretanto, este não é único atrativo da praia. Por lá há as Dunas do Santinho, onde é possível alugar um sandboard para se divertirem um dia ensolarado. Outro passeio imperdível é o Museu Arqueológico ao ar livre, uma trilha de fácil acesso e bem sinalizada, onde é possível ver pinturas rupestres com mais de 5 mil anos de idade.
Mais uma dica para aproveitar este local é acordar cedinho para ver o nascer do sol no Mirante do Santinho.
Que procura por uma aventura vai adorar a Trilha do Morro das Aranhas, um percurso de dificuldade moderada, com cerca de 1,5 quilômetros de extensão, levando até a Praia de Moçambique. A orla é praticamente deserta e recompensa a aventura com um visual inesquecível!
Ribeirão da Ilha
Ribeirão da Ilha entra em nossa lista não devido a suas praias, que são pequenas, tranquilas e encantadoras, mas sim devido a sua história e a deliciosa gastronomia.
A simpática vila é praticamente uma cidadezinha dos açorianos, preservada e restaurada com muito carinho.
Andar pelas ruas de casinhas coloridas com a típica arquitetura portuguesa é uma atração a parte. Vale parar em uma das várias lojas de artesanato, ou aproveitar um café da tarde nas excelentes cafeterias e lancherias presentes por ali.
Parada obrigatória para quem passa por aqui é a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, erguida em 1763. Ela passou por uma restauração no final de 2018, que manteve todo o charme e encanto da estrutura original. Em frente a igreja também é possível ter uma vista ampla do mar e de parte do continente.
Outro atrativo de Ribeirão da Ilha é a sua gastronomia. Fortemente baseada em frutos-do-mar, e principalmente nas ostras, a região tem alguns dos melhores restaurantes da ilha. É o caso do Ostradamus que, além do visual espetacular e as mesas no seu deque coberto, oferece pratos que vão te conquistar pelo paladar.
Praia do Campeche
A Praia do Campeche é um dos tesouros dos moradores da ilha, que vem sendo descoberta pelos visitantes nos últimos anos. Aqui você tem duas alternativas para curtir o esplêndido litoral catarinense.
A primeira é no Campeche clássico. Com boa infraestrutura, este é um cenário excelente para curtir uma tarde de sol e aproveitar sem pressa.
Não muito longe dali está o “Novo” Campeche. Após caminhar em uma pequena trilha pela orla, você chega neste espaço praticamente intocado pelo homem, que vem sendo muito procurado por aqueles que desejam curtir com calma as belezas da região.
É da Praia do Campeche que saem os barcos para a famosa Ilha do Campeche. Expandindo fronteiras, este é considerado um dos litorais mais bonitos do país, carinhosamente chamado de: “o verdadeiro caribe brasileiro”.
Com águas cristalinas e um cenário inesquecível, a ilha é praticamente selvagem, tendo apenas um restaurante. Leve um lanchinho e água e aproveite para curtir esse passeio que dura, em média, cinco horas.
Fortalezas de Florianópolis
Consideradas Patrimônio Histórico de Florianópolis, as fortalezas de Florianópolis são uma recordação das disputas entre Portugal e Espanha pelo sul do país.
O principal objetivo delas era criar um sistema defensivo e de controle do tráfego naval para que os espanhóis não pudessem explorar as riquezas do, até então, desconhecido sul.
A estratégia utilizada pelos portugueses foi criar um sistema triangular de defesa na baia norte da ilha. Três importantes fortalezas formavam este complexo: a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones (essas duas localizadas em pequenas ilhas) e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, única que se mantém em pé na Ilha de Santa Catarina.
Após alguns anos da definição desse sistema de defesa, decidiram reforçar também o lado sul da ilha e, dessa forma, foi erguida a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba.
Todas as fortalezas mencionadas aqui estão abertas a visitação, porém, seu funcionamento pode ser alterado sem aviso devido a atividades de restauração ou prevenção do patrimônio.
Onde se hospedar em Florianópolis?
Lembra que falamos sobre o Costão do Santinho agora a pouco? Ele é a nossa sugestão para você aproveitar a magia da ilha em qualquer momento do ano.
Isso por que, além da estrutura de alto padrão, com quartos confortáveis, piscinas e espaços de lazer, o local conta com uma programação completa para todas as idades. São shows nacionais, apresentações artísticas, oficinas de gastronomia e muito mais.
Vale passar uma tarde relaxando nos spas ou aproveitar a noite, seja para saborear a culinária local, ou relaxar no complexo de piscinas aquecidas.
O Costão do Santinho é um, dentre centenas de resorts associados a RCI que o proprietário do Poehma Lago Negro pode aproveitar com o seu certificado de férias.
Entre em contato para descobrir como ativar o seu cadastro e comece a aproveitar um mundo de possibilidades e momentos inesquecíveis ao lado daqueles que ama!
Até a nossa próxima viagem!