O que fazer no outono em Gramado?

Escrito por: Escritor
Categoria: Dicas Gramado

Ventos gélidos e folhas amareladas são o sinal de que o outono em Gramado está chegando afinal. 

 

A estação dos casaquinhos e do aconchego convida para descobrir cada encanto deste destino apaixonante. Em meio a esse clima gostoso, a cidade vem preparando alguns atrativos especiais para quem passar por aqui nos próximos meses. 

Para aqueles que desejam curtir o outono em Gramado, selecionamos algumas dicas imperdíveis de atividades e eventos na Região das Hortênsias durante este período. 

Pegue um cachecol e vem conosco nessa viagem!

 

Tomar um chocolate quente na Avenida Borges de Medeiros

Além de ser a via principal de Gramado, a Avenida Borges de Medeiros se consagrou como uma verdadeira atração da cidade.

Canteiros floridos e um clima de alegria proporcionam o cenário perfeito para sair explorando as dezenas de lojinhas em busca daquela lembrança especial da viagem. 

Antes mesmo que perceba, passaram-se horas e você nem sequer chegou na metade do caminho. 

Neste momento, a dica é pegar um chocolate quente e descansar nos bancos espalhados pela via, curtindo o visual e acompanhando o fluxo de pessoas, sem pressa para degustar essa delicia.

Imagem da Avenida Borges de Medeiros, é possível ver prédios no estilo enxaimel, o céu está nublado e as folhas nas árvores está com algumas folhas amarelas
A Avenida Borges de Medeiros é encantadora no outono em Gramado

Aproveitar os pães quentinhos na Praça das Etnias

Ainda no centro de Gramado, a temperatura mais baixa da estação é um convite irresistível para saborear as tradições da Serra Gaúcha.

Na Praça das Etnias, colonos preparam pães e cucas no forno a lenha durante todo o dia. Uma iguaria tradicional da cidade, que você experimenta ainda quente, com direito a chocolate derretendo e fumaça na hora da primeira mordida.

A dica é pedir o pão com linguiça. Em tamanho menor, ele é perfeito para fazer um lanche rápido enquanto passeia por Gramado. Mas preste atenção, aqui não são aceitos cartões e pix, então é bom ter um pouco de dinheiro na carteira.

Ainda na Praça das Etnias, há a Casa do Colono, onde você pode comprar geleias, salames e doces típicos. 

Também vale dar uma passadinha na Casa do Artesão, onde artistas locais expões seus trabalhos.

 

Caminhar pela “Rua dos Plátanos”

Nossa próxima parada é um caminho que só revela a sua real beleza durante o outono em Gramado. 

A Rua João Alfredo Schneider é um dos principais trajetos que levam até o Lago Negro. Entretanto, quem passa por aqui em outros momentos do ano nem podem imaginar o real encanto deste lugar.

O motivo são os plátanos, plantados de ambos os lados da via. 

Essa árvore é a responsável pelas milhares de folhas laranjas, que decoram o cenário durante o outono. 

Ao longo de toda a extensão da rua é possível encontrar vários cenários para completar o seu álbum da viagem. 

A dica do Poehma é visitar o local no final da tarde, quando os raios de sol assumem tons mais fortes, criando uma composição imperdível para seus registros. 

Porém, preste atenção em todos os momentos, já que está é uma rua com fluxo normal de veículos. 

 

Caminhar no Lago Negro

É claro que a nossa atração favorita de Gramado ia marcar presença nesta lista. 

Com temperaturas amenas e dias ensolarados, o outono é perfeito para curtir o Lago Negro. 

O espaço, criado para conter um incêndio de grandes proporções, é hoje o atrativo turístico gratuito número 1 da cidade, além de um dos mais famosos cartões postais do Brasil

A trilha que circula as águas foi florestada com árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha (daí o nome do local). 

Pelo caminho, há espaço com bancos para descansar e, se você tiver sorte, poderá se deparar com os patos, simpáticos moradores do local.

O passeio de pedalinhos, um dos programas mais procurados da Serra Gaúcha, é pago a parte. Aqui há duas opções, os elegantes cisnes brancos para os casais apaixonados ou as caravelas piratas para as famílias maiores. Independente da escolha, este passeio é a certeza de diversão garantida para toda a família.

Conheça mais sobre o Lago Negro.

Imagem do Lago Negro, é fim de tarde e o tempo está nublado. Pedalinhos de cisnes e caravelas andam nas águas, algumas árvores estão sem folhas devido ao outono
O Lago Negro também impressiona durante o outono

Eventos do outono em Gramado

O outono em Gramado é tão incrível que a cidade conta dois eventos especiais nestes meses, com decorações que mudam totalmente o cenário por aqui. Olha só!

 

Páscoa em Gramado

Chocolate, coelhos, ovos coloridos e muita diversão. 

A Páscoa em Gramado é um dos eventos mais conhecidos da cidade, trazendo um cronograma delicioso, recheado de atrações.

A mais popular é, sem dúvidas, a Parada de Páscoa. O tradicional desfile acontece na Avenida Borges de Medeiros, sempre as tardes, durante os finais de semana do evento. Aqui, personagens carismáticos tomam conta das ruas e encantam os visitantes através de apresentações musicais e circenses. 

Pertinho dali, na Rua Coberta, também é montado um espaço para atender aos pequenos e adultos, com atividades que toda a família pode aproveitar e se divertir juntos.

Em paralelo a essa festa, acontece o Gramado Aleluia, evento que abrange as celebrações religiosas referentes a data.

Em 2022, a Páscoa em Gramado começa no dia 25 de março e vai até 17 de abril.

Aqui no blog você confere o artigo completo com todas as informações desse evento:

 

Tudo sobre a Páscoa em Gramado 2022

Imagem da rótula principal de Gramado. Flores circulam o espaço e no topo há uma cesta de onde sai um coelho segurando ovos de chocolate como balões. No letreiro na parte inferior está escrito: Feliz Páscoa
A Páscoa em Gramado é um dos eventos do outono na Serra Gaúcha – Foto: Cleiton Thiele/Serra Press

Festa da Colônia

Outro evento delicioso que acontece durante o outono em Gramado é a Festa da Colônia!

Celebrando as tradições dos primeiros moradores da Região das Hortênsias, essa comemoração apresenta os costumes e sabores que formaram a cidade como conhecemos hoje.

Em um espaço temático montado na Expogramado, próximo ao centro da cidade, são servidos pratos como bolinho de batata, pastel com massa de mandioca (conhecido por aqui como aipim), além dos almoços tradicionais da gastronomia alemã e italiana.

Embalando os ritmos da festa, as típicas bandinhas realizam apresentações musicais ao vivo, animando quem passa por ali.

Vale também conferir outras iguarias e utensílios produzidos na cidade, expostos na feira do evento.

Anote na agenda, a Festa da Colônia de 2022 acontecerá de 28 de abril até 15 de maio.

 

Conheça os outros eventos que acontecem em Gramado ao longo do ano.

Pavilhão da Festa da Colônia de Gramado. A bandeira da Alemanha, Itália e Portugal estão penduradas na parede de madeira. A frente, há uma carroça carregando feno e um barril com flores no topo.
Celebre as tradições da Serra Gaúcha na Festa da Colônia de Gramado! – Foto: Cleiton Thiele / Serra Press

Como é o clima no Outono em Gramado?

Basta falar em outono que já imaginamos cachecóis e casacos, balançando no vento gelado que carrega as folhas dos plátanos para longe.

Mas será que o clima do outono de Gramado é assim?

Esta charmosa estação é conhecida pelos seus dias mais gelados na Serra Gaúcha. Durante a noite, os termômetros podem chegar na casa dos 10°c, então é bom ter sempre um casaco por perto. 

O amanhecer é frequentemente marcado por neblina, que se dispersa ao longo da manhã. Ao longo do dia, a temperatura fica na casa dos 23°c

Mesmo assim, há duas observações a serem feitas aqui.

A primeira é o outono ser uma estação intermediária. Apesar de geralmente ser mais amena, é comum ter um ou dois dias mais quentes.

Além disso, as chuvas podem dar as caras por aqui e, quando isso acontece, é normal ter alguns dias seguidos com nuvens cinzentas e garoas. 

No artigo abaixo você confere mais informações sobre o tempo em Gramado:

 

Como é o clima em Gramado ao longo do ano?

 

O que colocar na mala para o outono em Gramado?

Pode parecer difícil, mas montar a mala para conferir o outono em Gramado fica muito fácil quando você seguir as dicas do Poehma.

O outono é marcado por temperaturas mais baixas, porém, há dias de sol e calor também. O segredo aqui é colocar bastante roupas de meia estação na mala.

Claro que as noites geladas são o cenário perfeito para você usar aquele casaco, então certifique-se de colocar pelo menos uma ou duas peças do gênero.

Apesar de botas serem excelentes para passear de noite, elas podem ser bastante desconfortáveis para uma caminhada pela cidade durante o dia. Sendo assim, não se esqueça de trazer tênis e sapatos confortáveis.

Outros utensílios que fazem a diferença no passeio e valem o espaço na mala são: protetor solar, óculos de sol, toucas, cachecóis e roupas térmicas

Seguindo essas dicas, você terá a certeza de estar preparado para curtir cada momento do outono em Gramado.

 

Porém, há outra forma de curtir este destino encantador todos os anos, em sua própria casa de férias.

Ao lado do Lago Negro, o Poehma é um novo empreendimento de alto padrão, que está sendo preparado para você.

Comercializado através da multipropriedade, este pode ser o cenário da sua casa de férias na Serra Gaúcha, por um valor menor do que você imagina.

Uma ótima forma de garantir um bem para sua família, capaz de criar momentos inesquecíveis para vocês.

Gostou da ideia? 

Então entre em contato para saber mais!

Escritor

Deixe um comentário

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.