O que fazer no Carnaval em Gramado?

Escrito por: Escritor
Categoria: Dicas Gramado
Igreja Matriz de São Pedro em um dia verão, céu azul com algumas nuvens

Com muita folia e diversão, está chegando mais um feriado estendido. Oportunidade perfeita para aproveitar todos os encantos da Serra Gaúcha. O Poehma está aqui para te ajudar, por isso, preparamos algumas dicas para você curtir ao máximo o Carnaval em Gramado. 

Dias ensolarados, temperaturas agradáveis e o cenário inesquecível da Região das Hortênsias marcam os primeiros meses do ano no destino. O período também é perfeito para aqueles que desejam aproveitar os atrativos com calma e tranquilidade, visto que o movimento neste momento é menor, evitando filas nas atrações e longas esperas na hora de conhecer os sabores da serra nos restaurantes locais.

No meio disso, o carnaval traz alguns dias de folga na agenda, permitindo conhecer todos esses encantos, e se apaixonar ainda mais por este destino incrível. 

Porém, o que fazer primeiro?

Nós do Poehma separamos algumas dicas de atrativos imperdíveis para você curtir no Carnaval em Gramado, confira!

 

Aproveitar a natureza

Os atrativos naturais da Serra Gaúcha são surpreendentes. 

Em meio aos morros da região, escondem-se espaços únicos de beleza e preservação, onde é possível se reconectar e carregar as energias, apreciando cenários que ficarão guardados na memória. 

Um desses espaços é, claro, o Lago Negro. Criado para conter um incêndio de grandes proporções, o espaço é hoje um dos principais cartões postais do Brasil. 

Suas águas escuras refletem o azul das hortênsias durante o verão. Uma trilha sinalizada percorre o espaço por entre as grandes árvores importadas da Floresta Negra. Neste caminho, é possível esbarrar nos simpáticos patos, moradores do local. 

Porém, o verdadeiro atrativo aqui está em seu coração, no passeio de pedalinhos. Para os casais apaixonados, os elegantes cisnes oferecem o programa romântico perfeito. Enquanto isso, as famílias, principalmente com filhos pequenos, podem se divertir nas caravelas piratas, explorando cada curva do lago.

Imagem interna da loja do Le Jardin Parque de Lavandas. Moveis e colunas feitos com madeira escura, paredes amarelas, destacando as flores de lavadas roxas em cima da mesa
O Le Jardin é um cenário incrível para o seu passeio. -Divulgação

Outro local onde é possível explorar todo o encanto (e cores) da natureza, é no Le Jardin Parque de Lavandas

Primeiro parque das Américas dedicado a esta flor, o espaço oferece centenas de espécies de plantas, cuidadosamente selecionadas para garantir que o local permaneça florido em qualquer época do ano. Além disso, existem vários elementos espalhados pelo espaço, criando cenários instagramáveis incríveis, garantindo registros que vão enriquecer ainda mais o seu álbum de fotos. 

Agora, para se ter uma noção completa de quão incrível é a Região das Hortênsias, vale dar um pulinho no Belvedere, o mirante localizado a poucos minutos do centro da cidade. Aqui você terá uma vista panorâmica do Vale do Quilombo, com seus morros verdejantes contrastando com o céu azul e pontuados, aqui e ali, por casinhas aconchegantes.

 

Curtir as cidades próximas

Imagem área da Cascata do Caracol. O dia está ensolarado, sem nuvens no céu, há mais fluxo de água que o normal na cascata.
A Cascata do Caracol é uma das atrações que está a pouco minutos de distância do centro de Canela.

Os dias a mais proporcionados pelo carnaval em Gramado também são uma ótimo oportunidade de conhecer as demais cidades da Serra Gaúcha.

Canela, por exemplo, está a cerca de 10 minutos de distância de Gramado, com atrativos únicos, uma natureza espetacular e excelentes opções gastronômicas. 

No coração da cidade está a Catedral de Pedra, a construção em estilo arquitetônico gótico, parada obrigatória no roteiro de quem passa pela cidade. 

Ao redor, dezenas de restaurantes de cardápios variados, com pratos que vão de lanches tradicionais, passando por galeterias, chocolates, drinks e comida oriental.

Outro atrativo incrível de Canela é a Cascata do Caracol. Com 131 metros de queda d’água, este espetáculo da natureza pode ser apreciado de três formas distintas.

A primeira é no próprio Parque Estadual do Caracol, que conta com mirante, torre de observação, passeio de trem para crianças e várias trilhas. No Parques da Serra, por sua vez, é possível conferir este atrativo a bordo dos bondinhos, assim como aproveitar as exposições educativas interativas, que apresentam detalhes e curiosidade sobre a flora e fauna local. 

A grande novidade fica por conta do passeio Pé da Cascata Explorer. O novo passeio da Serra Gaúcha leva você para conferir essa atração por um caminho inédito, até o local da queda d’água. A dica do Poehma é agendar o passeio bem cedo, pois no início da manhã, a luz do sol forma um arco iris na água.

Imagem de pessoas embarcando no carro do Pé da Cascata Explorer, semelhante a carros de safári com tons amarelos, em meio a mata. É durante o amanhecer e tem sol.
O Pé da Cascata Explorer é uma das novidades da Serra Gaúcha – Divulgação

Outro destino que merece um espaço em seu roteiro é Nova Petrópolis

Cerca de 40 minutos de distância de Gramado, essa simpática cidade abraça com orgulho sua origem alemã. A arquitetura típica nos prédios, aliada aos canteiros floridos, criam um cenário de contos de fadas, aconchegante e que te estimula a explorar cada cantinho.

No coração da cidade, na Praça das Flores há o desafiador Labirinto Verde.

Criado cuidadosamente com mudas de ciprestes com, em média, 2 metros de altura, o caminho instiga os aventureiros a chegarem até o centro e encontrarem a saída logo após. Um passeio que pode ser recompensado com um delicioso café da tarde no centro da cidade. Opções não faltam e a região é conhecida pelas delícias que produzem. 

Logo após, é hora de explorar os parques da cidade, como a Aldeia do Imigrante, que conta com cenários naturais incríveis, memorais dos primeiros moradores da cidade e o lago com pedalinhos.

Vale também conhecer as lojas locais. Nova Petrópolis é reconhecida por suas malhas de qualidade e preços convidativos. Se você gosta de compras, pode saber que vai ficar um bom tempo explorando as lojas daqui.

Praça das flores em Nova Petrópolis, ao fundo, uma Rua coberta, placa de sinalização germânica. Dia ensolarado e os canteiros estão com flores vermelhas.
Caminha pela Praça das Flores em Nova Petrópolis é um passeio por si só.

Curtir os eventos especiais

Você já sabe que Gramado tem eventos o ano inteiro, não é mesmo?

Durante o carnaval não seria diferente. Apesar de não ter festas devido às medidas de prevenção atuais, a cidade preparou uma surpresa especial para seus visitantes: a 1ª Vindima de Gramado!

Celebrando a colheita das uvas, o evento traz o melhor das vinícolas locais para o coração da cidade.

Na Praça das Etnias foi montado a Vila do Vinho, um cenário que remete a Itália, onde são servidos lanches e bebidas para curtir uma tarde na cidade. 

Os restaurantes também entraram na programação através do Tour Gastronômico. Os estabelecimentos criaram pratos especiais, harmonizados com vinhos da região, servidos por um preço especial, proporcionando uma experiência gastronômica inesquecível.

Além disso, as vinícolas da cidade preparam passeios especiais, apresentando a história e o processo de produção do vinho para os visitantes.

Quer saber mais?

Aqui no blog mesmo apresentamos todos os detalhes do evento para você, confira!

 

Descubra a Vindima em Gramado

 

Experimentar os sabores da Serra

É claro que nenhuma viagem a Serra Gaúcha está completa sem os sabores de Gramado. São refeições que são quase uma verdadeira atração da Serra Gaúcha, como é o caso do fondue.

Iguarias como legumes e doces servidas acompanhadas da panela de barro com queijo derretido, um prato que mexe com o imaginário dos visitantes. 

Mas elas são apenas a primeira parte de uma refeição inesquecível. 

A sequência de carnes finas com várias opções de molhos complementam o jantar e preparam o terreno para a sequência de frutas e chocolate derretido.

Deu água na boca?

Imagem da sequência de fondue do Edelweiss Restaurant. Na mesa estão a pedra de carnes, tábua com doze opções de molhos, a panela de barro com queijo e legumes cortados. É possível ver as mãos de um casal se servindo, cada um de um lado da mesa.
A mesa farta é uma das características do fondue no Edelweiss Restaurant

Então a nossa dica é mergulhar de cabeça nessa experiência no Edelweiss Restaurant. Com um ambiente aconchegante e intimista, o espaço é responsável por servir o 1º fondue de Gramado, a poucos metros de distância do Lago Negro. 

Além disso, o local passou por uma reforma completa recentemente, tanto no ambiente como no cardápio. Você pode aproveitar para conhecer pratos tradicionais, com um toque contemporâneo, através de refeições exclusivas e deliciosas.

Proprietários do Poehma Lago Negro também contam com desconto especial na casa. 

Conheça mais sobre o restaurante no artigo abaixo:

 

Conheça o Edelweiss Restaurant

 

Deu para perceber que aproveitar o Carnaval em Gramado é uma ótima pedida, não é mesmo? 

Porém, independente da época que você venha, a cidade reserva surpresas únicas o ano inteiro. 

Mas você sabia que existe uma forma de aproveitar esses atrativos todos os anos, em sua própria casa de férias?

O Poehma Lago Negro será um novo empreendimento ao lado desse atrativo turístico tão especial. Comercializado no modelo multipropriedade, o hotel oferece a você a possibilidade de garantir sua casa de férias em Gramado gastando menos do que imagina.

Entre em contato para saber mais!

Escritor

Deixe um comentário

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.