Edelweiss Restaurant reabre em Gramado

Escrito por: Escritor
Categoria: Dicas Gramado
Fachada do Edelweiss Restaurant com jardim e arvores em frente

A Serra Gaúcha não seria a mesma sem a sua gastronomia. É até estranho imaginar esse recanto de belezas sem seus sabores marcantes como o chocolate artesanal, as massas italianas e, é claro, o fondue.

Este prato tipicamente suíço encontrou um segundo lar em Gramado e seu aconchegante clima europeu. 

Porém, como essa refeição deliciosa de queijo derretido e servido na panela de barro atravessou o oceano e veio parar no sul do Brasil? 

Bem, há dois personagens que são os responsáveis por essa aventura e transformaram este prato na referência nacional que ele é hoje…

 

Seu Clécio e a paixão por servir bem

Seu Clecio caminhando no jardim do Edelweiss, colhendo temperos
Seu Clecio é o personagem principal da história do fondue no Brasil

Clécio Gobbi, ou “Seu Clécio” como é carinhosamente chamado por aqui, sempre foi um apaixonado pelo bem servir. Experiente no ramo da gastronomia, ele se apaixonou por Gramado no instante que colocou os pés na cidade.

Com suas temperaturas baixas e clima úmido, ele notou que faltavam refeições que combinassem com este cenário. Pratos que aquecessem o paladar e o coração dos visitantes.

Foi assim que ele relembrou das suas visitas pela Europa e o icônico fondue. Refeição de queijo derretido, servido na panela de barro e acompanhado de iguarias e carnes.

Essa era a peça que faltava para que ele desse o primeiro passo e mudasse a história de Gramado.

Em 1974 o fondue é servido pela primeira vez na Serra Gaúcha. Conquistando a todos que experimentavam o prato, o sucesso dessa iguaria só foi crescendo, até que em 1985 é inaugurado o Edelweiss, a casa do primeiro fondue de Gramado.

 

O Edelweiss e sua mitologia

A flor edelweiss exposta em uma caixa preta com detalhes dourados em uma mesa do restaurante
Com toque aveludade, a flor Edelweiss era uma prova de amor eterno para os casais apaixonados.

Antes de seguir a nossa história, é importante conhecer um pouco mais sobre o significado e a história por trás do nome Edelweiss.

O nome de origem alemã é o resultado da união de duas palavras. “Edel” significa nobre, enquanto “weiss” é traduzido como branco,  assim, o significado da palavra pode ser interpretado como o Branco Nobre, ou Branco Precioso. 

Este é o nome dado à flor, que é tão elegante e sofisticada quanto a sua nomenclatura. Delicada, a edelweiss cresce apenas em locais altos, com temperaturas baixas e sol constante. Cenários como o Alpes Suíços, além de alguns lugares na Áustria e no Canadá. Depois de colhida, a flor mantém sua aparência por até 80 anos.

A dificuldade de obtê-la combinada com durabilidade transformaram ela em uma prova de amor eterno. 

Inúmeros apaixonados se dispunham a escalar as montanhas em troca de um exemplar da flor para suas amadas. Sem equipamentos adequados, muitos sequer retornavam, e aquelas com sorte o suficiente para receber uma Edelweiss sabiam que esta era uma prova de amor maior do que elas jamais poderiam pedir. 

Ao conhecer essa história, Seu Clécio sabia que esse era o nome perfeito para o seu restaurante. 

Um presente de amor, para essa cidade tão encantadora, na forma de um recanto de sabor e exclusividade, a pouco mais de 200 metros do Lago Negro. 

 

O primeiro Fondue de Gramado, servido para você nos dias atuais

Panela de barro com fondue e acompanhamentos ao fundo, o Edelweiss Restaurant oferece a primeira sequencia de fondue de Gramado e do Brasil
No Edelweiss você encontra o primeiro fondue de Gramado e do Brasil.

Com quase quatro décadas de funcionamento, o Edelweiss se transformou, aperfeiçoando-se para oferecer sempre a melhor experiência gastronômica possível para seus clientes. 

O cardápio cresceu, abraçando pratos da gastronomia mundial, preparados com o tempero e carinho regional.

Porém, no último ano veio a verdadeira transformação. O restaurante passou por uma reforma completa, abraçando de vez o contemporâneo, sem abrir mão da sua tradição.

No cardápio, pratos de sabor marcante foram adicionados. Refeições como o filé tournedor ao molho poivre e batatas dauphinoise; finalizados com lascas de queijo grana padano, assim como o Carré de Cordeiro, assado em alta temperatura, garantindo todo o sabor e maciez desta carne.

E, é claro, o tradicional primeiro fondue de Gramado. O queijo derretido acompanhado de batata coquinho, cenoura, abobrinha, tomatinho cereja, goiabada, brócolis, pão francês e carnes como filé mignon, frango, linguicinha colonial Zacaria, morcilha branca e lombo suíno. 

Fechando com chave de ouro, o fondue de chocolate e frutas da estação, com um delicioso adicional de brownie preparado na casa. 

Hoje, jantar no Edelweiss Restaurant é uma experiência gastronômica que precisa estar em seu roteiro de visita à Serra Gaúcha.

 

A importância do Edelweiss para Gramado

Assim como o Poehma Lago Negro, o Edelweiss Restaurant é mais um investimento do Liberhaus Group na Serra Gaúcha, reforçando não apenas os atrativos gastronômicos da cidade, mas os turismo como um todo na região.

Além disso, proprietários do Poehma Lago Negro contam com um benefício especial ao jantar no Edelweiss. Envie uma mensagem através dos nossos canais de contato para receber mais informações.

O Edelweiss Restaurant está localizado na Rua João Leopoldo Lied, 975, a cerca de 2 minutos de distância do Lago Negro.

O restaurante abre de quintas a terças, das 19h às 23 horas. Nas sextas, sábados, domingos e feriados abre também ao meio-dia, das 11h30 às 15 horas.

Confira mais detalhes sobre o Edelweiss no site oficial.

Escritor

Deixe um comentário

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.