Conheça a 31ª Festa da Colônia de Gramado
Honrando as tradições dos primeiros moradores da Região das Hortênsias, a Serra Gaúcha já está se preparando para celebrar mais um evento: a 31ª Festa da Colônia de Gramado!
O festival de sabores e diversão movimenta a cidade com atrativos para todas as idades, relembrando a cultura dos colonos, povo que se estabeleceu na Serra Gaúcha, formado principalmente por imigrantes alemães, italianos e portugueses.
A Expogramado, no centro da cidade, é o palco para essa festa, reunindo o melhor dos sabores locais, com a cultura e alegria dessas pessoas dedicadas e hospitaleiras.
Hoje, o Poehma te convida para conhecer essa história e se divertir na 31ª Festa da Colônia de Gramado!
Quando começa a 31ª Festa da Colônia de Gramado?
Reserve um espaço na agenda. A Festa da Colônia começa no dia 28 de abril de 2022 e vai até 15 de maio.
Com exceções dos dias 4 e 11 de maio (quartas-feiras) quando não há nenhuma celebração no local.
Como começou a Festa da Colônia?
Na verdade, a origem desse evento está em outra comemoração de Gramado, a Festa das Hortênsias, realizada em 1958.
Considerada a primeira celebração comunitária do destino, os atrativos do evento se transformaram com o passar das décadas, resultando no que hoje conhecemos como a Festa da Colônia. Com direito a todos os atrativos que amamos tanto.
Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
Gastronomia típica
Há quem diga que os pratos servidos na Festa da Colônia são a verdadeira atração do evento, e é fácil entender o motivo.
Aqui, as tradições dos colonos ganham vida através de sabores de pratos produzidos na hora.
Se você perguntar por qual começar, a resposta será unanime: o bolinho de batata. A receita que utiliza a leguminosa com ovos, farinha e óleo é marca registrada do evento, mexendo com a imaginação e paladar de quem passa pelo local.
Entretanto, esta é só a porta de entrada para um universo simplesmente irresistível.
Seguindo o roteiro gastronômico há pastel caseiro com massa de aipim, bolinho de aipim com linguiça, pães, cucas, petiscos com queijo colonial, salame, ovos, entre outro.
Para o almoço, a dúvida será escolher entre o buffet de comidas alemãs, com salada de batata, salsicha bock, joelho de porco e outras iguarias, ou saborear o buffet italiano, com massas, polentas e, é claro, suco de uva para acompanhar.
Na Festa da Colônia, todo mundo sai satisfeito.
Feira de Produtos
Com tantos sabores, dá vontade de levar um pouquinho desse gostinho para casa. É por isso que existe a Feira de Produtos!
A estrutura montada na entrada da Festa da Colonia reúne produtores locais, que dispõe de produtos caseiros como compotas, licores, facas, mel, queijo, iogurtes, geleias, artesanatos, entre outros.
Tudo produzido com extrema qualidade e aprovado pelos órgãos de fiscalização locais.
Apresentações musicais
Não seria uma celebração sem música e, neste aspecto, a Festa da Colônia está muito bem servida.
As tradicionais bandinhas e Grupos Folclóricos prometem embalar o ritmo da celebração durante os 18 dias do evento.
Os espetáculos culturais serão realizados no palco Pró-cultura e, quem passar por lá, poderá apreciar o show de bandas, grupos de danças e corais, podendo até mesmo entrar na festa e arriscar alguns passos no salão.
Ao todo, serão mais de 30 atrações realizados durante este período.
Festa dos Espantalhos
A comunidade é sempre um elemento marcante nas celebrações de Gramado, principalmente em um evento tão importante quanto este.
A Festa dos Espantalhos celebra a união dos moradores e marcas locais, que através do apoio de todos, decoram bonecos de palhas espalhados pelas principais vias da cidade.
Com criatividade, os espantalhos se transformam em uma atração exclusiva e limitada do destino, relembrando da prática utilizada nas lavouras para espantar os pássaros das plantações.
Há até mesmo uma premiação para o espantalho considerado o mais criativo ao final da festa.
Museu da Imigração Alemã e Italiana e Memorial Português
Um dos grandes objetivos da Festa da Colônia é celebrar a história dos primeiros moradores da Região das Hortênsias. Por isso a importância do Museu da Imigração Alemã e Italiana, assim como o Memorial Português.
O espaço é destinado ao resgate da memória desse povo que deu vida a cidade como conhecemos hoje. Aqui o público conhece mais sobre a jornada dos alemães, italianos e portugueses, saindo do seu país natal, cruzando o mar e se estabelecendo na Serra Gaúcha.
Essa viagem é feita através de itens históricos, objetos, vestimentas e manuscritos. Heranças passadas de geração em geração nas famílias locais.
O espaço está montando logo ao lado da Feira de Produto, onde sempre há um guia para contar cada detalhe dos itens expostos ali.
Escolinha Rural
Quem disse que a Festa da Colônia não pode ser um local de aprendizado?
Voltado para crianças, o espaço abriga visitas guiadas onde são repassadas oficinas de brinquedos artesanais e pinturas.
O grande destaque é a Cozinhas da Oma e da Nonna, onde os pequenos aprendem receitas típicas, como as deliciosas bolachas natal.
Espetáculo Origens
É inegável a contribuição dos imigrantes para a formação de Gramado com todos os encantos que conhecemos hoje. Apesar de todas as dificuldades, com garra e determinação eles conseguiram fazer desda região um solo fértil para a realização de seus sonhos.
Esta é a história contata no Espetáculo Origens. O show reúne música, dança e teatro através dos personagens que representam cada uma das três etnias locais (alemã, portuguesa e italiana).
Durante a apresentação, os espectadores acompanham o cotidiano dos colonos, suas lutas e sonhos.
As apresentações acontecem na própria Expogramado, nos dias 30 de abril e 14 de maio, às 20h.
Desfiles de Carretas
Item essencial na rotina do campo, as carretas ganham nova vida nos desfiles temáticos que acontece na Avenida Borges de Medeiros nos sábados, dia 7 e 14, sempre as 16 horas.
Com tração animal, os veículos são decorados pelos próprios colonos que, devidamente caracterizados, trazem alegria, diversão e música durante todo o caminho. Uma experiência inesquecível para quem passa pela cidade.
Jogos Rurais
Toda a festa fica mais animada com uma boa competição amistosa.
Elemento de integração nas celebrações dos colonos, os jogos rurais marcam presença em mais uma edição do evento.
Ao todo são cinco modalidades: bocha masculino e feminino, canastra, 3 sete e 66.
Aqui, basta saber as regras para participar de uma partida.
Estas atividades acontecem em um espaço próprio, montado dentro da Expogramado.
Como é o clima em Gramado durante a Festa da Colônia?
A Festa da Colônia acontece durante o outono, que significa um clima aconchegante, ventos gelados e um cenário inesquecível.
Sendo assim, é bom se preparar para encarar temperaturas mais baixas, com termômetros chegando na faixa dos 10ºc, principalmente durante a noite e ao amanhecer. As tardes geralmente são ensolaradas e agradáveis.
A dica é colocar bastante roupas de meia estação na mala e alguns casacos mais quentes. Não esqueça de trazer também algumas camisetas e roupas leves, para não passar sufoco ao longo do dia.
Confira o que mais fazer durante o outono em Gramado!
Transporte direto para a Festa da Colônia
Se você planeja curtir a Festa da Colônia enquanto estiver em Gramado, temos uma notícia ótima para você!
Diariamente, durante o evento, haverá transporte gratuito partindo da Rua Coberta até os pavilhões da Expogramado, onde acontece a celebração.
O transporte parte de hora em hora, a partir das 11h da manhã e com intervalo entre as 15 e 16 horas. A última rota é realizada às 19 horas.
A Festa da Colônia é só um de vários eventos que acontecem em Gramado anualmente. A melhor forma de aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer é contar com uma casa de férias aqui.
Esse sonho pode sair bem mais em conta do que você espera e, o melhor, ao lado do Lago Negro!
O Poehma Lago Negro é um novo empreendimento que será entregue no próximo ano. Comercializado através da multipropriedade, um modelo de negócio baseado na economia colaborativa, ele garante todos os benefícios de um hotel, com as vantagens de um bem escriturado em seu nome, com os custos compartilhados.
Uma ótima ideia não é mesmo?
Entre em contato para saber mais sobre o Poehma Lago Negro e como garantir suas férias em Gramado todos os anos.
Aproveite para conferir o site oficial da Festa da Colônia e ficar por dentro de todos os detalhes do evento.