Como é o clima em Gramado ao longo do ano?

Escrito por: Escritor
Categoria: Dicas Gramado
Imagem dos termômetros de Gramado durante a noite, ao fundo, a Igreja Matriz de São Iluminada e desfocada devido a neblina

Um vale de charme e encantos no coração da Serra Gaúcha. Gramado conquistou seu espaço no turismo nacional e no coração dos mais de 6 milhões de visitantes que visitam a cidade todos os anos. Entre as belezas da Região das Hortênsias estão suas temperaturas amenas, névoa e, às vezes, até mesmo neve, mas será que é assim sempre? O Poehma está aqui hoje para mostrar como é o clima em Gramado ao longo do ano! 

Tendo época onde é possível vivenciar as quatro estações em um único dia, o tempo na Serra Gaúcha pode ser um verdadeiro desafio para os viajantes inexperientes. 

Por este motivo, para te ajudar a montar o seu roteiro, separamos, mês a mês, o que te espera na cidade. Veja só:

 

Janeiro

Temperatura média: 21.1°C

Média de dias chuvosos:14

Volume de chuva: 222 mm

 

Começando o ano com o pé direito, janeiro marca o verão na Serra Gaúcha, assim como os últimos do Natal Luz. O tempo é caloroso com aqueles que não estão acostumados com o frio. Apesar da temperatura média ser agradável, é comum ter dias onde os termômetros passam da casa dos 30°C. 

Mesmo assim, não esqueça de trazer um casaquinho, pois a noite a temperatura cai, podendo pegar alguns visitantes desprevenidos.

Apesar de ser um dos meses com o maior volume de chuvas, isso não é algo para se preocupar. O que acontece aqui são as famosas pancadas de verão, com chuvas fortes, que duram algumas horas e logo dão lugar ao sol.

 

Fevereiro

Temperatura média: 20.8 °c

Média de dias chuvosos:13

Volume de chuva:192 mm

 

Mês de folia e diversão, fevereiro segue em clima de verão.

O volume de chuvas começa a cair e os dias de sol são frequentes. Este é um dos meses mais procurados pelos viajantes que desejam curtir a natureza da Serra Gaúcha com tranquilidade.

Lembrando que protetores solares devem ser um dos itens essenciais na mala de todos que vem para cá neste período.

 

Março

Temperatura média:19.6°c

Média de dias chuvosos:12

Volume de chuva:174 mm

 

Em março, o sabor e encanto da Páscoa em Gramado preenchem a cidade. Entretanto, este não é o único evento do mês.

A chegada do outono derruba as folhas das árvores e os termômetros. Este é o primeiro mês do ano que pode registrar madrugadas verdadeiramente frias.

O volume de chuvas é um pouco menor que nos meses anteriores, porém aqui elas são constantes e podem durar alguns dias. A certeza que fica é que você encontrará cenários incríveis na viagem.

Imagem do Lago Joaquina Rita Bier, nuvens de chuva pesada preenchem o céu, enquanto no canto direito um plátano começa a ficar com as folhas amarelas devido a chegada do outono em Gramado
Temperaturas baixas e as folhas dos plátanos amarelando, assim é o outono em Gramado.

Abril

Temperatura média: 17.3°c

Média de dias chuvosos: 10

Volume de chuva:141 mm

 

Seguindo com as celebrações da Páscoa, o tempo é bastante amigável com os visitantes. Porém, é possível ter um gostinho do inverno que está por vir.

A dica aqui é trazer casacos leves e uma ou duas peças mais pesadas, sendo essa a desculpa perfeita para tirar fotos com os looks de inverno. 

As chuvas seguem a mesma tendência de março. Pancadas leves, mas que se estendem por dias.

 

Maio

Temperatura média: 13.9°c

Média de dias chuvosos: 9

Volume de chuva: 145 mm

 

Maio é o mês de celebrar as tradições de Gramado na Festa da Colônia, e a melhor forma de fazer isso é com um pão bem quentinho ou o famoso bolinho de batata. Isso porque as temperaturas continuam caindo a cada dia que passa.

Já sabe, não é mesmo? Tenha um casaco sempre à mão e, quando possível, aproveite a neblina e os cenários de Gramado para fazer aquela foto inesquecível.

 

Junho

Temperatura média: 11.9°c

Média de dias chuvosos: 8

Volume de chuva: 138 mm

 

O inverno finalmente chegou. Junho derruba as temperaturas e é bom se agasalhar bem, estando preparado para a possibilidade de lidar com temperaturas negativas.

Tirando isso, este é um dos meses com menor probabilidade de chuva, sendo perfeito para curtir o sol e se esquentar tomando um chocolate quente enquanto caminha pela Avenida Borges de Medeiros. 

 

Julho

Temperatura média: 11.9°c

Média de dias chuvosos: 9

Volume de chuva: 166 mm

 

Seguindo o legado do seu irmão, julho é historicamente conhecido por registrar as menores temperaturas em Gramado.

Manhãs gélidas e enevoadas, tardes ensolaradas com ventos gelados e noites frias são algumas das características do típico clima europeu que conquistam o coração dos visitantes neste período.

Não chove muito neste mês, porém quando as nuvens cinzas surgem nos céus, estas costumam permanecer aqui por alguns dias.

 

Agosto

Temperatura média: 13.5 °c

Média de dias chuvosos: 8

Volume de chuva: 143 mm

 

O glamour do Festival de Cinema aquece Gramado durante o mês de agosto. Literalmente.

O inverno começa a perder forças e os carismáticos termômetros da Borges de Medeiros passam a registrar temperaturas maiores.

Mesmo assim, quem deseja acompanhar as celebrações do tapete vermelho deve estar pronto com um casaquinho e uma capa de chuva para as pancadas esporádicas.

 

Setembro

Temperatura média: 14.8

Média de dias chuvosos: 10

Volume de chuva: 182 mm

As cores da primavera chegam em Gramado junto com as tardes agradáveis e o início do período de chuvas. 

Lembra que mencionamos que existem meses onde é possível viver as quatros estações em um único dia? Setembro é um deles.

Neste momento parece que o clima não se despediu completamente do inverno, trazendo neblinas pela manhã e no fim da tarde. Porém, ao mesmo tempo, já está ansioso pelo verão, com tardes quentes e alguns temporais.

É um período excelente para se apaixonar ainda mais por Gramado, que está completamente florida, porém é preciso estar preparado para todos os climas que a cidade pode vir a oferecer

Foto tirada com ângulo próximo ao chão, focando em um canteiro florido em tons de laranja, amarelo e vermelho. Ao fundo, a Igreja Matriz de São Pedro em uma tarde ensolarada de céu azul com algumas nuvens
As cores de Gramado mudam a cada estação.

Outubro

Temperatura média: 16.9 °C

Média de dias chuvosos: 12

Volume de chuva: 226 mm

 

Com seus primeiros dias bem chuvosos, o clima começa a se estabilizar com o passar das semanas de outubro. 

De certa forma, é quase como se a cidade estivesse levando embora o inverno através de suas chuvas, enquanto se prepara para receber todos os encantos e a magia do Natal Luz.

A dica principal para outubro é aproveitar muito Gramado, mas estar sempre prestando atenção para uma breve precipitação.

 

Novembro

Temperatura média: 18.2 °c

Média de dias chuvosos: 10

Volume de chuva: 167 mm

 

Tardes ensolaradas, céu azul, flores e árvores verdes (resultado das chuvas de primavera), Gramado está linda em novembro, mas todos esses encantos são apenas o cenário para as decorações espetaculares do Natal Luz.

Neste período, é possível ter dias com temperaturas passando dos 30°C, seguindo de chuvas fortes, mas rápidas. 

Roupas leves e confortáveis são a pedida ideal, mas vale ter sempre um protetor solar por perto.

 

Dezembro

Temperatura média: 20.1 °C

Média de dias chuvosos: 12

Volume de chuva: 190mm

O fim de ano é também um dos períodos mais movimentados em Gramado. Os dias ensolarados são um convite irresistível para conferir de pertinho cada encanto do Natal Luz.

Porém, preste atenção, pois os termômetros alcançam facilmente os 30°C durante a tarde, podendo retroceder para 15°C ao cair da noite. 

A amplitude térmica requer certo jogo de cintura, mas o esforço vale a pena, pois Gramado é simplesmente apaixonante neste período.

 

Com um cenário para cada uma das quatro estações Gramado é um daqueles destinos que merecem ser visitados em todos os momentos do ano.

Seja pelo clima, ou pelas atrações, a sensação é de que a cidade está sempre mudando, oferecendo algo novo para descobrir, mas sem abrir mão de sua essência. 

E a melhor forma de aproveitar todos esses encantos, sem gastar muito, é garantir o seu próprio imóvel de férias em Gramado. Uma alternativa que pode ser mais barata do que você imagina. 

Isso graças ao Poehma Lago Negro. Ao lado desse atrativo natural apaixonante de Gramado, o empreendimento é comercializado no formato de multipropriedade. Ou seja, você aproveita todos os benefícios de um hotel no seu imóvel de férias, enquanto divide os gastos com os demais proprietários.

A forma mais inteligente de aproveitar Gramado.

Quer saber mais? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo.

Ou acesse nosso artigo, onde explicamos tudo sobre a multipropriedade, clicando aqui.

Até a próxima!

 

Os dados citados aqui são do site Climate Data 

Escritor

Deixe um comentário

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.